[FUG-BR] rsync - para backup

Sexta Junho 3 10:59:24 BRT 2011

uma dúvida que me ocorreu e não consegui sanar no tio google:

se faço sincronismo com o rsync e, eventualmente o srv01 sofrer alguma
corrupção importante mas não perceptível no curto prazo, srv02 estará
com o mesmo comprometimento - ou seja, eventualmente com algo
importante corrompido e não funcional.

por outro lado, posso fazer o backup com rsync total (o primeiro),
seguido por vários outros, armazenando-os em diretorios distintos ou
compactados com indicação de dia/hora.

o primeiro caso é temerário, o segundo é seguro porém ocupará
(eventualmente) muito espaço em disco e o eventual "restore" demandará
bem mais tempo, principalmente se eu não souber a data exata em que
ocorreu a corrupção.

pergunta: meu raciocinio está correto? qual o procedimento que os
colegas tem usado?

grato,

--
 saudações,