[FUG-BR] PFSense com PPPoE Server + FreeRadius

Luiz Otavio O Souza lists.br em gmail.com
Segunda Junho 6 08:26:05 BRT 2011

On Jun 5, 2011, at 2:08 AM, Marcelo Gondim wrote:

> Opa Fabiano,
>
> Estou tentando fazer algo parecido sendo que aqui tenho concentradores
> PPPoE Mikrotik autenticando uns 3000 clientes. Estou tentando arrumar
> uma solução freebsd para substituir esses Mikrotiks mas ainda não
> encontrei algo tão integrado. Estou olhando o mpd pra ver se resolve

Marcelo,

Eu implementei PPPoE em provedores de acesso via rádio com o pppoed(8) e ppp(8) em 2004 (IIRC) e naquela época já faziamos controle de banda e de MAC no pppoe (distribuindo IPs fixos e dinâmicos de acordo com os planos dos clientes).

De lá pra cá a única coisa que mudou foi o mpd, que consegue fazer ainda mais (que o ppp(8)) e com bem menos (funciona no kernel e ocupa menos memória).

Você provavelmente vai encontrar alguma documentação russa a respeito do mpd, pois sei que lá o mpd é muito utilizado em grandes concentradores PPPoE (milhares de conexões).

Pode seguir tranquilo com FreeBSD no que tange a concentradores de acesso que você não vai se arrepender.

Só meus 0,02...

[]'s
Luiz