[FUG-BR] [1/2 OT] ZFS

William David Armstrong - FUGBr fugbr em biosystems.ath.cx
Segunda Junho 6 14:16:48 BRT 2011

Boa tarde

Patrão Diogo, no caso do raidZ ( aka raid 5 ) não existe ainda uma maneira de adicionar ou remover os  disco, isso deve ser feito na hora da criação do POOL.
eu também estou passando por esse mesmo dilema  ( 4x 1500GB raidZ ) agora querendo duplicar o tamanho do pool não é o ideal transforma-lo em  um raid 50

zpool  create dados raidz ad0 ad1 ad2 ad3
zpool add dados raidz ad4 ad5 ad6 ad7

Pois teríamos 2 raids 5 aumentaríamos  a performance  para as operações de disco mas  ainda estaríamos sujeitos ao problema físico de da perda de 2 discos. teríamos que ter 2 discos de hot spare para suprir uma falha , que no caso do raidz  ( raid 5 ) é  mortal  pois se 2 dessem problemas ao mesmo tempo no mesmo grupo de discos o sistema todo estaria comprometido o que não ocorre num raidZ2  ( aka raid 6 ). que precisa de 3 discos falharem para perder o pool inteiro.  para performance o ideal é criar o zlogs com discos ssd em mirror  e montar um cache device em outro ssd ai sim aumentaria a performance, mas o uso do cache num modelo raidz( 1 ,2 ,3 ) não é  recomendado,  dependendo da prioridade que o seu serviço requer sugiro ainda montar um segundo servidor de espelho.

Quais quer dúvidas manda msg.  cuidado também com os  snapshots  já  tive umas dores de cabeças horríveis com eles, nao deixe eles crescerem mais que 10gb porque muitas vezes da problema ele não consegue excluir. e trava o sistema todo.