[FUG-BR] [1/2 OT] ZFS

Thiago Damas tdamas em gmail.com
Terça Junho 7 13:41:53 BRT 2011

  Acho que a decisao deve envolver o tipo de redundacia, o custo e o
numero de operacoes por segundo.
  Em relacao ao ZFS, tem um blog de um brasileiro (que ja escreveu um
livro sobre o assunto), em:
http://www.eall.com.br/blog/

  O raidz eh recomendado para armazenamento em geral, mas quando
precisa-se de performance, recomenda-se RAID10 (stripes de mirrors).
  Por exemplo, em stripe, as escritas e leituras sao espalhadas, entao
o IOPS de escrita e leitura é a soma da quantidade de discos.
  Em mirror, IOPS de leitura pode ser o dobro (soma), e o de escrita o
de apenas 1 disco.
  Em raidz (raidz1, raidz2 e raidz3) o IOPS (leitura e escrita)
corresponde ao de um unico disco.
  Para aumentar o IOPS de leitura, recomenda-se o uso de mais memoria
RAM (ARC) ou um SSD (MLD mais em conta) para L2ARC (cache device).
  Para aumentar o IOPS de escrita, pode-se usar o uso de NVRAM ou um
SSD (SLD nesse caso eh melhor) para o ZIL (log device).
  Lembrando que para o ZIL, o bom seria atualizar o zfs para no minimo
v18 (acho), que permite remover ou "perder" um log device.

  Atenciosamente,