[FUG-BR] iSCSI (Backup dos discos)

Domingo Junho 12 23:05:04 BRT 2011

Quanto ao dd realmente é uma pessima ideia, já perante o cp, bom tem
casos e casos, o tar tambem possui seus fatores limitantes.

dd = trabalha a nivel de bloco do disco o que proporciona uma otima
alternativa para manter imagem 100% iguais entre HDs, o mesmo não se
aplica quanto de trabalha apenas no nivel de userland, desaconselhavel
para backup, pois pode danificar o fs destino caso alguma falha de
energia ocorra durante o processo.

cp = trabalha em nivel de userland, trabalha somente sobre o arquivo
destino, caso ocorra uma falha apenas o arquivo que estiver sendo
tratado sofrerá corrompimento, é mais indicado quando precisa ter plena
confiança da execução da copia dos arquivos.

tar = Bom para copias porem um fator importante a se levar em
consideração é que se ocorrer qualquer falha durante o processo do
arquivamente o arquivo de backup se corromperá, inviabilizando o acesso
a qualquer um dos arquivos que o mesmo possui.

Já tive problemas com o tar e cpio, o rsync é otima solução pois apenas
arquivos alterados são tratados diminuindo muito o consumo de recursos
por parte de io e cpu.
Se for usar o tar, um conselho crie o arquivo localmente e depois copie
para o destino, copiar direto para o destino irá consumir por um longo
periodo os recursos da rede que é muito mais lenta que disco em quase
todos os casos.

Eu tenho rsync para sincronizamento e  a dobradinha tar+cp operando no
arquivamento trabalhando sobre os dados em produção.

Fica meus 0,02, Acima descriminei a minha necessidade e o que me
atendeu, agora soluções temos ao monte, a que lhe atenderá creio que
poucas, avalie a necessidade do seu ambiente.

flamers war >> /dev/null

Em 12/06/2011 19:23, Cleyton Agapito escreveu:

> Olha amigão, as duas são péssimas, experimente tar, cpio ou rsync. O
> tar creio ser a melhor alternativa (principalmente se forem sistemas
> de arquivos diferentes nos dois pontos de montagem):
>
> $ tar -cvf /mnt/raidz/discoX/arquivo.tar /mnt/volume/discoX
>
> []'s

Paulo Henrique R. Oliveira. Consultória em Projetos de TI. Cel: (21)
9683-5433 - VIVO. Cel: (21) 7402-6128 - Claro. Desenvolvedor de Software
/ Administrador de Sitemas. Genuine BSD/Unix User.