[FUG-BR] wellington jonathan enviou-lhe o seguinte abaixo-assinado.

Terça Junho 21 20:12:53 BRT 2011

2011/6/21 Petição Pública <confirmacao at peticaopublica.com.br>:
>   Meus Amigos,
>   Acabei de ler e assinar este abaixo-assinado online:
>   «Campanha Banda Larga é um Direito Seu!»
>   http://www.peticaopublica.com.br/?pi=PNBL2011
>   Eu concordo com este abaixo-assinado e acho que também concordaras.
>   Assina o abaixo-assinado aqui
>   http://www.peticaopublica.com.br/?pi=PNBL2011 e divulga-o por teus
>   contatos.
>   Obrigado.
>   wellington jonathan
>   Esta mensagem foi enviada por wellington jonathan (wellpriz at gmail.com),
> [...]

Eu li o texto da petição e tem equívocos lá.

Muitos provedores, mesmo que queiram atender toda a população, não
tem muitas condições:

Muitos equipamentos são caros, e o Brasil é um país de baixa renda.
Muitos equipamentos, quase todos, são importados, o que implica em
mais impostos. Eles são mais caros aqui que nos EUA.

As grandes operadoras tem preços inviáveis para pequenos provedores,
e até para órgãos públicos. A atual Oi cobrava R$ 5500.00 por Mb/s em
Paraty, e este era o preço praticado no interior do estado do Rio. O
coitado do vendedor da Telemar abandonou o trabalho por que a própria
Telemar o ignorou quando ele pediu para ver quanto custaria um link
maior. Ele também foi ignorado quando foi pedida a mudança de endereço
de um link. A Telemar fez uma tabela de preços em 1990 e pratica ela
até hoje, pelo visto. Ela NÃO se interessa em atender.

Quanto as pessoas compartilharem um ADSL, eu realmente sou contra
a forma que muitos fazem, colocando uma antena omni no telhado e
cobrando dos vizinhos, fazendo um serviço péssimo, sem controle nenhum,
e poluindo o espectro.

Ao invés de pedir só conexões mais baratas aos usuários finais, por que
não pede também atendimento decente das operadoras aos pequenos
e médios provedores? Por que não facilitam a importação de equipamentos
para estes provedores? Por que não fazem processos de homologação
rápidos e baratos?

Reclamar é fácil, especialmente em vazio e sem conhecer o problema
todo. Coloque uma proposta concreta.

João Rocha.

http://jgoffredo.blogspot.com
goffredo at gmail.com