[FUG-BR] RES: RES: RES: Tabela arp

Antonio Torres antonio.torres em vsat.com.br
Terça Março 1 15:24:53 BRT 2011

On Mar 1, 2011, at 12:00 PM, freebsd-request at fug.com.br wrote:

> Date: Tue, 01 Mar 2011 11:31:51 -0300
> From: Paulo Henrique BSD Brasil <paulo.rddck at bsd.com.br>
> Subject: Re: [FUG-BR] RES: RES: Tabela arp
> To: freebsd at fug.com.br

> Qual o modelo das nic/chipset ( realtek, via e dlink ) apresenta
> problemas na camada de enlace ( routerboards MKTs, costuma ser via ).
> Poderia verificar.

Possibilidades:

1 -
De que forma os "clients" obtem o IP address...  DHCP ???

Se for DHCP, o DHCP server  roda na mesma maquina que está apresentando problemas ??

No passado (FreeBSD 6.x) eu tive problemas com arp quando da renovação do IP dos "clients"...  o DHCP server atualizava tudo; o proxy (em outra máquina) não!!  dava a maior confusão na rede.....

2 -
Já verificou como está o tráfego da rede em L2 ?
Já verificou, nos switches (já que tem 2000 clientes, deve ter um bocado deles na rede) a quantidade e localização de erros ?
Já verificou se a ocorrencia de erros está associada a algum segmento especifico da rede ? ( switch com problema??)

Em diversas situações podem ocorrer erros de comunicação (quem lembra das "colisões" nos HUBs ?) em L2 e o arp "muda" (devido ao erro).

3 -
Explica um pouco mais sobre os 43 aliases na mesma interface;  são endereço de redes diferentes de um imenso "mesh" ??

são aliases para serviços diferentes dentro da mesma rede ?
são aliases para redes diferentes ?
são aliases diferentes para serviços diferentes de redes diferentes dentro do imenso "mesh"?

Abraços

Antonio Torres