[FUG-BR] RES: RES: freebsd 8.2 - tuning de rede

Luiz Otavio O Souza lists.br em gmail.com
Quarta Março 16 12:44:53 BRT 2011

On Mar 16, 2011, at 10:44 AM, Eduardo Schoedler wrote:

> Cuidado ao mexer com o tamanho das filas, existe um problema chamado
> "Bufferbloat".
>
> Alguma referência:
>
> http://gettys.wordpress.com/2010/12/13/mitigations-and-solutions-of-bufferbl
> oat-in-home-routers-and-operating-systems/
>
> http://gettys.wordpress.com/2010/11/29/home-router-puzzle-piece-one-fun-with
> -your-switch/
> http://gettys.wordpress.com/2010/12/02/home-router-puzzle-piece-two-fun-with
> -wireless/

Eduardo,

Isso é mais comum no envio, onde você define um buffer muito grande e só começa trabalhar (enviar de fato) quando os dados atingem a metade do buffer (por exemplo).

Mas nesse caso, trata-se de pacotes recebidos, a placa de rede já recebeu o pacote (já esta com ele na memória) e ele foi descartado pois a fila de processamento de pacotes para o protocolo 'IP' encheu...

Como ele tem CPU sobrando e tinha drops nessa fila, eu apontei a sysctl que ele precisa alterar para evitar os drops.

É de esperar alguma cautela por parte do 'operador', pois como já comentei, toda alteração que você faz e se distancia do 'GENERIC', seu risco aumenta, aqui não é diferente.

Mas também é de se esperar que um sistema 'genérico' precise de alguns ajustes para se comportar bem em operações mais exigentes (como um router de alto trafego), a questão é entender e alterar só o que é preciso (e evitar criar novas mutações dos muitos bugs já existentes :)).

[]'s
Luiz