[FUG-BR] Instalando o FreeBSD

João Luis joaoluisgm em gmail.com
Quinta Março 17 23:18:25 BRT 2011

Saudacoes,

Continuo no processo de conhecimento inicial e instalacao do FreeBSD.

Gostaria dos comentarios dos colegas (Gurus de plantao) sobre minha experiencia.

Tento sempre a instalacao minima para tentar acompanhar todo o
processo do crescimento do sistema. Desconsiderando alguns
comportamentos, alguns solucionados com a ajuda da lista, vou comentar
o que se refere ao cerne das minhas duvidas.

Na primeira vez tentei via make install clean em cada programa
escolhido... instalei o xorg, fluxbox e na instalacao do gnome
ocorreram inconsistencias quanto ao perl (5.10 por padrao e 5.12
solicitado por alguns pacotes instalados).

Na segunda vez tentei via portinstall... e embora tenha me parecido
que tudo ocorreu 100%, ao subir o gnome eu me deparei com problemas
com o pulseaudio e uma performance muito baixa e problemas na area de
notificacao no gnome-panel.

Na enezima vez, continuando via portinstall e apos fazer um
portupgrade -a tentei "remendar" os erros recorrentes ainda na segunda
vez quanto ao pulseaudio e os outros relatados e dei um pkg_deinstall
forcando a desinstalacao de um pacote e mantendo suas dependencias...
quando eu tento reinstalar esse pacote o sistema mostra cada
dependencia desse pacote e informa que eles jah estao instalados...
tenho como instalar esse pacote informando ao sistema que considere
que as dependencias jah estao instaladas ???

Qual seria a maneira mais eficaz e eficiente para eu instalar o
FreeBSD (que particularmente, no modo texto me parece ter uma
performance de rede muito muito boa) ???

Outra duvida, eu verifiquei que pacotes como o python tem um range de
versoes sendo a 2.6 (pelo que percebi) considerada como a padrao,
embora jah existam versoes 3.x, e que alguns pacotes necessitam da
2.7.... existe alguma forma de eu me intrometer nessa escolha da
versao do pacote ?? Tipo, eu instalo uma versao 3.2 e digo pro sistema
que quem quiser a 2.6 ou outra qualquer usar a versao 3.2 instalada
???

Estou instalando em um notebook toshiba satellite u305-s3618.

Agradeco de antemao alguma consideracao/comentario.

[]s

JL