[FUG-BR] [CFT] FreeBSD CURRENT

Luiz Otavio O Souza lists.br em gmail.com
Terça Maio 3 14:34:19 BRT 2011

Pessoal,

Alguns já devem saber e os outros acreditam que já imaginam... O current esta 'praticamente' pronto para o 9-RELEASE (calma, calma, ainda faltam alguns meses para o 'code freeze' - quando são aceitas apenas as correções para o release e nada de novo pode adicionado).

Mas esse é o momento certo para todos que gostam e podem contribuir (depois, na época dos RCs não adianta reclamar que sua placa de rede, wifi, raid ou qualquer outra não funcionam, ai teremos que esperar o próximo release).

Então, estou aqui pedindo, para que todos que tenham uma maquina extra (ou aquele hardware de teste) que vocês baixem um iso recente do current e comecem a fazer seus testes, pois - novamente - esse é o melhor momento para conseguir correções junto aos desenvolvedores.

Que eu me lembre (com certeza vou esquecer de alguma coisa), teremos de novidades nas seguintes áreas:

- ATACAM: os antigos drivers ATA foram removidos e agora tudo funciona com o ATACAM (que mudou o nome dos discos ATA de adX para adaX);

- Suporte a 802.11n (praticamente todos os novos radios da atheros já funcionam, iwn também foi atualizado para suportar novos modelos, novo firmware, etc.);

- UFS com SU+J (journaling para o softupdates - chega de fsck ! - e isso inclusive para o '/');

- Suporte ao Clang já no 'base system' (o base system já inclui uma versão recente do clang que é capaz de gerar uma versão 100% GCC free para o FreeBSD - em i386 e amd64 - também funciona para compilar grande parte dos ports);

- geom_raid - um substituto do ataraid(4) baseado no framework GEOM;

- Novo instalador (BSDInstall - http://wiki.freebsd.org/BSDInstall).

Isso sem falar nas correções, atualizações de drivers e outras pequenas alterações.

Preciso falar mais ? Espero que não :) Por favor façam seus testes, vamos garantir que nada (que utilizamos) foi quebrado no current e com isso fazer do próximo release uma boa experiência para todos.

Att.,
Luiz