[FUG-BR] Problemas com PFSense perda de conexão

Sexta Maio 6 11:58:09 BRT 2011

Em 6 de maio de 2011 10:20, Marco Carvalho de Oliveira <demoncyber em gmail.com
> escreveu:

> Olá,
>
> opa :)

> No entanto desde o ocorrido os firewall's com pfsense começaram a
> apresentar
> um estranho problema de perda de conexão de um alguns softwares que rodam a
> cada 6 horas

[...]

> no qual vem N ip's da internet fazem uma simples comunicação
> com servidores dentro da minha rede, informando que o aparelho na rede
> externa está funcionando, o mais critico disto e que não existe um padrão
> claro. O que acontece hora um destes ips da internet faz a comunicação e
> funciona outro hora este mesmo ip faz a comunicação e acontece timeout.
>
> Me foi sugerido a reinstalação dos firewall's como solução alternativa,
> visto que este problema começou a ocorrer de forma estranha e que
> possivelmente no ambiente padrão este não exista ( ainda não foi executado
> [...]

"alguma sugestão" foi traduzido livremente por "educated guess" (chute, para
os intimos), então lá vai:

a única coisa que me ocorre são os redirecionamentos,

sugiro examinar atentamente suas regras;
sugiro TAMBÉM verificar se não há duplicação de ip.addr dos servidores que
vc indica como "internos".
e, o chute final: deixe vários tcpdump com filtragem (origem, destino) e
gerando arquivos.bin para analise dos pacotes; com o "screen" vc pode ter
vários tcpdump e vários arquivos de saida. Depois analise atentamente com o
wireshark.

a resinstalação é medida drástica mas se vc migrar os mesmos parâmetros pode
não resolver.

flames > /dev/null

--

saudações,