[FUG-BR] FreeBSD - desenvolvimento

Luiz Otavio O Souza lists.br em gmail.com
Domingo Maio 8 09:20:33 BRT 2011

On May 8, 2011, at 8:43 AM, Celso Viana wrote:

> PessoAll,
>
> Se não me engano, o desenvolvimento "principal" do projeto FreeBSD é
> feito na plataforma (ou seria arquitetura?) i386... aos poucos os
> processadores de 32 bits deixarão de ser produzidos... a base passaria
> a ser amd64? Se falei/escrevi besteira, desconsiderem.

Celso,

O processadores de 32bits ainda devem ser fabricados por algum tempo (por questões de economia e necessidade - com essa 'onda verde' os processadores de baixo consumo - e provavelmente 32bits - estarão em alta por um bom tempo).

Veja que o FreeBSD ainda suporta/funciona com processadores 486 (da mesma forma que processadores 32bits serão suportados por um longoooo tempo).

Mas sim, o amd64 tende a se tornar a principal arquitetura nos próximos anos (pela grande disponibilidade de hardware, baixo preço das memórias, etc.).

Mas o FreeBSD já não é mais um sistema exclusivamente 'intel' (muito menos 32bits), hoje em dia o FreeBSD suporta: ia64, sparc64, ARM, MIPS 32 e 64bits, powerpc e powerpc64 (sendo que algumas dessas arquiteturas contam com desenvolvedores e contribuidores muito ativos).

Isso faz com que todo código compartilhado do FreeBSD (network, FS, devices drivers, etc.) receba muito mais testes e nas mais variadas situações (todo mundo sai ganhando).

Att.,
Luiz