[FUG-BR] FreeNAS com redundancia

Lucas Mocellin lucasmocellin em gmail.com
Segunda Maio 30 16:46:53 BRT 2011

Olá Pessoal,

ja participei dessa lista quando trabalhava um pouco com FreeBSD em 2007 e
agora volto a estudar esse sistema maravilhoso.

Começando o estudos, estou com necessidade de fazer um ambiente com
virtualização e Storage. a virtualização será VMware, porém o Storage eu
gostaria de utilizar um FreeNAS, pelo o que eu pesquisei parece ser robusto
e funcionar muito bem. O único problem é que não encontrei uma solução para
fazer redundancia do sistema, em caso que uma máquina dê problema eu possa
subir um outro FreeNAS "Slave".

Preciso redundancia, porém não necessariamente com fail-over nem acesso
simultaneo aos 2 devices (2 master). Só preciso de confiabilidade, algo como
o DRDB do linux.

Alguma sugestao?

Obrigado!

Lucas.