[FUG-BR] sincronização de servidores (rsync via ssh)

Segunda Maio 30 17:55:51 BRT 2011

buenas, povo.

preciso fazer espelhamento entre duas máqunas; o inicial já foi feito
(dump/restore) e as máquinas estão identicas (não hardware, mas os sistemas)
só que agora preciso que fiquem sincronizadas entre si, de modo a poder
substitui-las caso a MASTER tenha problemas. Imagino que NÃO precisarei (por
ex) me preocupar com o '/' e demais, mas apenas com o /var/ e /usr/local e,
ainda assim, sem os *logs* e outros que eventualmente não são uteis.

a documentação/orientação que tenho encontrado no google ou é MUITO antiga
ou confusa ou ambas (rs); estou imaginando alguma coisa assim:

rsync /path ::ssh em servidor.na.casa.do.chapéu "restore"
diretamente.no.local.do.primeiro.path
[...] diversos repetecos..
fim.

é possível que haja documentação mais recente mas, se pelo menos me
esclarecerem:

nos rsyncd.conf TODAS as orientações que encontrei falam de um único path
(normalmente o '/'); é possível colocar-se paths diversos, um por linha, por
exemplo? ou há algum outro modo de se fazer (script?)

enfim, taí a dúvida.

TIA.

--

saudações,