[FUG-BR] FreeNAS com redundancia

Lucas Mocellin lucasmocellin em kktua.org
Segunda Maio 30 23:27:28 BRT 2011

obrigado pelos comentarios, vamos aos comentarios abaixo.

=)

Lucas.

2011/5/30 Thiago Damas <tdamas em gmail.com>

>  Nao sei se vai fugir do escopo da lista, mas estou testando o Nexenta
> Stor:
>  http://www.nexenta.com/
>
>  Ele é baseado atualmente no opensolaris vom zfs v26, e dependendo da
> quantidade de discos, a licenca é free.
>
> Opa Thiago, legal a solução, dei uma olhada e parece interessante, mas acho
que nao vale a pena no momento, comento abaixo o porque.

> Thiago

 aí que é a questão, já pensou um storage com TODOS os sistemas? e se der
pau??

>  >
> "caseira",

> amigos,

esse é o detalhe, eu ainda não me sinto confiável com o FreeBSD com o
conhecimento que tenho, penso até em fazer um treinamento da FreeBSDBrasil
logo para dar uma acelerada no processo.

> funcionalidade

> mas
> atende
> trazendo

> por
> sabe

> que

> você

ponto chave. hoje peguei a especificação completa das maquinas, sao HP
DL120G6,  quadcores com 4 baias, e HD's pequenos, o maior é 500G. eu teria
que fazer mais de um servidor NAS, ou seja, nao vale a pena.

acho que temporariamente vou trabalhar com discos locais em RAID e backup,
enquanto aprendo mais sobre o sistema e para uma segunda etapa eu faço um
storage com um hardware apropriado.