[FUG-BR] RES: o que vocês indicam para firewall com gerencia via web

Lucas Dias lucasmcz em gmail.com
Terça Maio 31 14:31:17 BRT 2011

Em 31 de maio de 2011 13:54, Eduardo Schoedler
<eschoedler em viavale.com.br>escreveu:

> Aqui na lista vai surgir a opção do pfSense, por ser baseado em Freebsd...
> rsrsrs.
> Mas existem vários, talvez seja melhor perguntar na lista MASOCH-L, por lá
> terá respostas mais imparciais! =)
>
> Sds,
>
> --
> Eduardo Schoedler

Bem, como nosso amigo Eduardo Schoedler falou, o pfSense vai reinar aqui.
Até eu mesmo já indiquei

Porém, lá vai outras soluções

Untangle - http://www.untangle.com/ (Debian)
Shorewall - http://www.shorewall.net/ (Baseado em Debian... gostei desse
tbm)
Endian - http://www.endian.com/ - (Debian tbm, se não me engano)
IPCop - http://www.ipcop.org/
ClarkConnect - http://www.clarkconnect.com/
Zentyal - http://www.zentyal.com/ (esse se propõe a fazer bem mais cosias,
algo do tipo Small Business Server)
ClearFoundation - http://www.clearfoundation.com/ (CentOS, segue a linha de
ser uma Solução completa a o mercado SOHO)

E por aí vai =)

Acredito que você procurando mais, encontrará muito mais coisas, porém, vc
terá que ver seu ambiente, suas necessidades, seu Hardware, a flexibilidade
para atualizações e para tratar determinadas situações.

Sem falar que exite as soluções pagas. Sei que você falou em Free, e todas
as acima são, ou pelo menos tem sua versão free.

Citarei somente duas que são

Bluepex (http://www.bluepex.com.br), que é um pfSense embarcado, seguindo a
mesma linha dos UTMs
Fortigate (http://www.fortinet.com/products/fortigate/) que tbm segue a
linha dos UTMs

Aproveitando, e ajudando como posso o amigo Pedro

o pfSense resolve seu problema numa boa, mas nesse caso tem que ser levado
em conta o Hardware, proque o curso de processamento quando se trabalha com
VPN é alto. (Os mas experientes nesse assunto me corrijam se estou enganado)

Como Appliance com o pfSense tem o Bluepex. Mais um bom Hardware lhe
atenderá bem

Juniper http://www.juniper.net/ é uma boa
Fortigate http://www.fortinet.com/products/fortigate também, e acho que o
FortiGate 200B pode lhe atender

Mas na boa, podem ir de pfSense numa boa =)
Só se atentem ao provisionamento de Hardware.

Abraços

--
.:: Lucas Dias
.:: Analista de Sistemas