[FUG-BR] Amarrar MAC + IP

Diogo Dalfovo b1n4r1w0rm em gmail.com
Terça Novembro 8 17:46:04 BRST 2011

Boa Tarde Luciano...

Vou contar um pouco do que eu passei (cenario parecido)... Todas as
sujestões dos colegas são validas, mas eu subiria um pouco o nivel...
Hoje tenho uma rede mista (estações Windows, servidores windows, linux e
FreeBSD) e tive cituações em que alguns "espertinhos" alteravam os
endereços ip(ate conflito com servidor deu), bom para acesso a internet
liberei somente via mac os que precisavam e o restante ficava na politica
padrão de acesso. Aqui eu ja tive um redução consideravel.
Dai vieram os tuneis http(s) ultrasurf, tor e essas tranquera, monitorei
todos e entreguei um relatorio pro supervisor e ao RH explicando que os
seus funcionarios em vez de trabalhar estavam acessando conteudo
inapropriado e que isso poderia causar um problema serio (roubo de
informação, malwares, etc, etc) com a rede e que pode acontecer um colapso
em que pararia a fabrica toda (terrorismo).
Foi então, dada uma suspenção aos envolvidos e parou a "palhaçada".

E o bacana seria tambem manter todos dentro de um dominio com limitações de
usuario comum que neste caso eles não iriam conseguir alterar mais nada nas
maquinas...

Alem de criar uma Politica de Segurança pra evitar situações como essa...

É uma ideia...

Diogo Dalfovo