[FUG-BR] pfsense com VLAN

Quinta Novembro 10 21:28:49 BRST 2011

Você precisa fazer 96 lans para que os usuários não se comuniquem entre si?
Se for por isto, tem uma maneira mais simples, deixe todas as portas sem tag
de vlan, todas na vlan 1 padrão e ative algo como "switchport protected" nas
portas dos clientes. Na porta dos servidores que os clientes tem que acessar
deixe  sem o modo protegido.

Assim um cliente não vai enxergar o outro, mas irão enxergar os servidores.

Agora, caso as 96vlan sejam para outro uso, aí basta criar as 96vlan,
configurar cada porta em modo nativo e na porta que o pfSense está, ativar
tag de todas as 96vlan e pela interface web do pfSense, na opção de
interfaces, criar as 96vlan e associá-la a placa física.

[]s