[FUG-BR] Duvida sobre dns reverso URGENTE !!

Marcelo Gondim gondim em bsdinfo.com.br
Terça Outubro 4 08:29:28 BRT 2011

Em 04/10/2011 00:10, Enio Marconcini escreveu:

> pelo que sei, se você não tiver um range /24, mesmo configurando o dns
> reverso no seu servidor, precisa solicitar a operadora que faça a
> configuração do reverso... pelo menos foi assim comigo, após ajustado o dns
> reverso no bind, ainda tive que ligar na telefônica e pedir que fosse feito
> o que eles chamam de delegação de dns reverso...

Isso mesmo que o Enio disse. Na verdade existem 2 opções quando você não
tem um /24:

1) Pedir para a fornecedora do seu bloco IP criar um reverso para você.
Quem mais precisa de reverso é o servidor de correio para não ter
problemas com envio de e-mail.
2) Algumas operadoras, pelo menos a Embratel, permitem que você faça a
configuração do seu bloco menor que /24 colocando eles como secundário
para que possam pegar sua tabela. Dessa maneira fica melhor porque aí
você pode alterar como quiser os reversos sem precisar contatar a operadora.

A primeira opção é a mais simples mas você tem menos controle da
situação e envolve boa vontade da operadora. Já a segunda opção é um
pouco mais trabalhosa mas depois de funcionando, não dependerá mais da
operadora para atualizações no seu reverso.