[FUG-BR] Montagem de um MTA Moderno e completo (2011)

Leandro - Intersol listas em intersolinformatica.com.br
Quarta Outubro 19 02:18:11 BRST 2011

Olá pessoal

Com base no meu e-mail com o assunto “Servidor E-Mails”, e minha resposta no
dia 19/10/11 as 01:59 estou

dando início aqui a um super how-to de montagem de um MTA moderno o qual
depois irei montar todos os

passos e passar para a FUG divulgar a todos os interessados, estou propondo
inicialmente montar em Qmail

mais associações e depois em Zimbra em BSD.

Então vou passando os meus passos que utilizo hoje, dia a dia para que se
tiverem contribuições ou modificações

me passarem pra eu ir montando e esclarecendo a todos.

Iniciamos então com o sistema base 8.2-RELEASE amd64

Instalar os seguintes ports

/usr/ports/lang/php5-extensions

/usr/ports/lang/php5

/usr/ports/databases/mysql55-server

vi /etc/make.conf

# Vpopmail

.if ${.CURDIR:N*mail/vpopmail}==""

RELAYCLEAR=10

WITH_IP_ALIAS=yes

WITH_SUID_VCHKPW=yes

WITH_SMTP_AUTH_PATCH=yes

WITH_MYSQL=yes

WITH_MYSQL_REPLICATION=yes

WITH_MYSQL_LIMITS=yes

WITH_DOMAIN_QUOTAS=yes

WITH_SPAMASSASSIN=yes

.endif

# CLAMAV User / Group

.if ${.CURDIR:N*security/clamav}==""

CLAMAVUSER=qscand

CLAMAVGROUP=qscand

.endif

# maildrop

.if ${.CURDIR:N*mail/maildrop}==""

MAILDROP_SUID=vpopmail

MAILDROP_SGID=vchkpw

.endif

# Qmailadmin

.if ${.CURDIR:N*mail/qmailadmin}==""

WITH_DOMAIN_AUTOFILL=yes

WITH_MODIFY_QUOTA=yes

CGIBINDIR= www/cgi-bin

CGIBINSUBDIR=

CGIBINURL= /cgi-bin

WEBDATADIR= www/data

WEBDATASUBDIR= qmailadmin

WEBDATAURL=

WITH_SPAM_DETECTION=yes

SPAM_COMMAND= |preline /usr/local/bin/maildrop
/usr/local/etc/mail/mailfilter

.endif

# VQadmin

.if ${.CURDIR:N*mail/vqadmin}==""