[FUG-BR] Lusca x Squid

Enio .'. Marconcini eniorm em gmail.com
Segunda Setembro 12 22:56:09 BRT 2011

2011/9/12 Otavio Augusto <otavioti em gmail.com>

> Pra começar o desenvolvedor do Lusca pegou o squid na versão 2.7  e
> começou a adicionar recursos de performance que ele acredita ser
> melhor
> que o pessoal do squid fez na versão 3.
> Ele então é um fork do squid.
> Por experiência vi que ele realmente é mais eficiente que o squid
> original principalmente em FreeBSD.
> Mas a diferença apenas é notada em ambientes que a utilização de
> recursos são altas caso contrario não da pra distinguir muita coisa.

> conforme puderam nota nos ultimos posts

> Otavio Augusto

É isso mesmo, Otavio, outro fator importante que deve-se levar em
consideração é o desempenho do UFS do FreeBSD... como disse eu tenho ele
numa rede que varia em mais de 200 usuários simultâneos, o que é pouco se
você for comparar com muitos dos casos que aparece aqui na lista, mas eu
confesso que eu tenho aqui um Squid 2.5.STABLE9 rodando num linux, e outro
servidor com FreeBSD 7.3-Stable rodando Lusca, sendo que o primeiro gerencia
menos conexões que o segundo, e o Lusca deixa o outro no chinelo,

Corsini, exceto se você precisar de algum recurso que só tenha no Squid
série 3.X (o que eu não sei dizer), a melhor escolha seria mesmo o Lusca,
afinal, não é a toa que o Thundercache o utiliza.

--
*ENIO RODRIGO MARCONCINI*
@eniomarconcini <http://twitter.com/eniomarconcini>

*"UNIX was not designed to stop its users from doing stupid things,
as that would also stop them from doing clever things."
*