[FUG-BR] sobre a captura logs e arquivamento.

Enio .'. Marconcini eniorm em gmail.com
Sexta Setembro 16 09:52:00 BRT 2011

2011/9/16 Marcelo Gondim <gondim em bsdinfo.com.br>

> de
> acontece,
> provedores

> como

> uma
> que
> >

> Oi Enio,
>
> Aqui no provedor somos muitas vezes citados para problemas de justiça e
> normalmente o que nos é pedido é para identificar o assinante que estava
> utilizando aquele determinado IP na data e hora. O documento da justiça
> sempre nos passa a informação:
>
> - IP
> - Data
> [...]

Gondim, obrigado pelos esclarecimentos enriquecedores, tenho assunto para
uma boa discussão com o amigo delegado.

No caso do log do squid é fácil eu conseguir uma autorização. Quanto ao
email institucional, bem, penso eu que, se eu for gravar tudo que os
usuários enviam e recebe, vou pŕecisar de muito espaço, ou tem como eu
capturar apenas um log que registre por exemplo, de onde e para onde com a
data acho que já ajudaria. Mas eu penso no caso dos que usam email externo
do tipo hotmail, não teria como capturar muita coisa, a não ser a data e
hora que ele acessou o email.

Agora, no meu caso como não tenho AS o jeito é natear as conexões dos
usuários, e neste caso, como eu vou capturar tais informações? Penso eu que
bastaria setar a regra do nat para ser logado, e armazenar estes logs, estou
certo?

abraços

--
*ENIO RODRIGO MARCONCINI*
@eniomarconcini <http://twitter.com/eniomarconcini>

*"UNIX was not designed to stop its users from doing stupid things,
as that would also stop them from doing clever things."
*