Re: [FUG-BR] squid -k reconfigure demorando muito

From: Marcelo Gondim <gondim@xxxxxxxxxxxxxx>
To: "Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)" <freebsd@xxxxxxxxxx>
Subject: Re: [FUG-BR] squid -k reconfigure demorando muito
Date: Thu, 26 Apr 2012 16:36:44 -0300
Em 26/04/2012 15:59, Marcelo Gondim escreveu:
Em 26/04/2012 15:37, Asstec escreveu:
Saul Figueiredo wrote:
Minhas configurações de cache_dir e cache_men:

cache_dir ufs /sarg/cache/ 19000 16 256
cache_mem 1024 MB
essas configurações não influenciam em nada na exec do reconf, tanto faz
se é i386 ou amd64

esquece aquele cálculo que alguém te sugeriu, que o cara está
confundindo e misturando as bolas
Só pra constar aquele cálculo que sugeriram é desse "cara" aqui que
misturou as bolas:
http://wiki.squid-cache.org/SquidFaq/SquidMemory#how-much-ram
Agora você dizer que os devs do squid confundiram o cálculo é
complicado. rsrsrsr

Outra coisa esse cálculo faz muiiiita diferença e se fizer à bangú vai
ter muitos problemas, sei porque já tive. Posso te dizer porque meu
cache segurava link de 300Mbps e não é pouca coisa não. Hoje temos link
de 1TBps. Não estou dizendo que esse possa ser o problema do nosso
Correção: 1Gpbs e não 1Tbps rsrsr um dia quem sabe.
Esse tipo de demora que ele está dizendo ainda acho que pode ser algo relacionado com discos, filesystem.

amigo, mesmo porque concordo com você em 2 coisas: ele precisa checar
nos logs porque pode ter a dica lá e realmente ser i386 ou amd64 não
teria nada à ver.
Outra coisa dá uma olhada em todos os logs não só os squid, checa
inclusive os discos pra ver se não está tendo problema com eles. Se
puder dá um boot entra em single e passa um fsck nas partições também.
Bem são algumas idéias.

aquele cálculo pode estar certo mas emn relação a RAM da máquina e não
aos parametros cache_dir e/ou cache_mem

esses 19G de cache_dir é nada e um servidor de 8G de RAM com cache_mem
1024 até é muito pouco

seu problema de demora está em outro lugar, facilmente descobre dando um
tail no squid.log enquanto executa o reconfigure

caso não encontra, aumente o debug level e observe