[FUG-BR] FreeBSD Profissionalmente

Luiz Gustavo S. Costa luizgustavo em luizgustavo.pro.br
Terça Abril 3 10:57:56 BRT 2012

Eu acho que o mais importante disso tudo é você ter uma base teorica de
tudo isso, digo, saber bem sobre redes (dns, ip, tcp/udp, etc..) e
sistema operacional (gerenciamento de memoria, conceito de kernel, etc..)

Com isso, você vai pegar qualquer SO e não vai ficar tão perdido e a
barreira vai ser limitação de comandos, etc..

Com conceito de rede, você pega um roteador cisco e com o google você
pega as syntaxes dos comandos, mas você saberá a basico do conceito de
rede (nat, roteamento, etc...) e enxergará o funcionamento do roteador.

A maior ferramenta eu acredito ser o conhecimento do conceito de
funcionamento das coisas, afinal, a base de funcionamento de qualquer
sistema operacional é a mesma, mudando poucas coisas em cada ambiente.

Hoje em dia temos muita facilidade em simular ambientes (ou pelo menos
mais barato) e brincar como quiser sem risco de derrubar nada ( ta ai
as maquinas virtuais pra não me deixar mentir), então, o conselho, monte
varios ambientes, teste todos, migre, integre, veja os problemas,
solucione-os e não fique só no ctrl+c / ctrl+v de tutoriais "a lá viva
linux", leia docs, leia man's, leia handbook, leia livros, conceitue-se
e entenda o problema.

Assim, quando ver um problema, vai saber de olhos fechado qual prego
deve bater (e cobrar bem por saber disso)

Abraços e boa sorte !

(Você tem uma vantagem em se aventurar com freebsd nessa caminhada, vai
encontrar muita informação e ajuda na fug) ;)

---
Luiz Gustavo Costa (Powered by BSD)