[FUG-BR] ***SPAM*** Re: ***SPAM*** Re: Comparativo entre SSD Intel Serie 520 e HD VelociRaptor 10kRPM

AT Matik IT asstec em matik.com.br
Quinta Abril 19 14:12:24 BRT 2012

Joao Rocha Braga Filho wrote:

> Todas as operações de IO, de entrada e saída, de leitura e escrita, podem
> implicar em reposicionamento de cabeça do disco. A grande vantagem
> dos SSDs é que não existe este reposicionamento de cabeça. Não tem
> parte mecânica que tem que se mover. Fora que os HDs tem que esperar
> a rotação do disco para que o setor procurado chegue à cabeça.
>
> E comerciais de fabricantes costumam ser suspeitos. Basta levar em conta
> o critério de isenção, que é meio complicado. Mesmo que não tenham
> falsificado o resultado dos testes, podem escolher os testes que melhor
> [...]

amigo, existe uma grande diferença entre falsificar e manipular

> Pode ser que em algumas situações um possa ser melhor do que o outro.
> Um exemplo de possibilidade: O FreeBSD está se adaptando cada vez mais
> às máquinas de vários processadores/núcleos, coisa que está cada vez mais
> comum, sendo que agora temos processadores com 8 núcleos para usuários
> domésticos. Então, para uma máquina de vários núcleos, o FreeBSD 9 possa
> ser mais rápido, e para uma máquina de 1 núcleo, o FreeBSD mais antigo
> seja melhor.

pensei muito como responder essa e vou fazer assim ... tanto faz.

sobretudo usamos SMP, até com mais de 16 cores desde "nem lembro mais",
pelo menos desde o 2007 em FreeBSD, voltando ... o 9 ainda está lento, e
muito mais lento em comparação com o 8.2, tanto faz quantos cores bota
nas máquinas, acredito ainda mais cores o 9 mais lento fica (em
comparação com o 8 com a mesma qtde de cores claro)

> Mas os SCSI que mencionou são os de 15 KRPM? Nestes o tempo de latência,
> de espera pela rotação do disco, é bem mais baixo do que os Raptor.

muita conversinha aqui, tecnicamente a vantagem dos disco SCSI é a
capacidade de processamento de filas, organiza as requisições  em ordem
lógica e dessa forma os cabeçalhos movem menos e carregam mais
SATAS, mesmo com NCQ são mais tipo FIFO, e os cabaçalhos tem que mover
muito mais. Não existe HD SATA que ganha SCSI em sistemas de
multi-processamento , independente das rotações que fizer

no seu desktop, gravando um .doc ou .xls o rsultado pode ser diferente
porque não tem fila nenhuma :)

> Por que isto? Esta é a parte estranha?

siga

> Também não faz sentido.

siga

> Mande os links, se tiver algum.

que? para que precisa um link se o comando de teste já está ai?

é para VOCÊ executar na sua máquina (se não acreditar) e não você me
questionar :)

> Mas este teste, pelo que entendi, depende de Internet, que é um fator
> que pesa muito na operação.
>
> Já pensou em fazer um tar do ports tree, deletar o ports tree, e depois
> restaurar à partir deste tar?

desculpe mas vc também parece ser o cientista de plantão ... o que vc
acha que o portsnap extract faz? e o que tem a Internet a ver com isso?
as vezes é bom ligar a bomba antes de abrir o cano .... :)

> Como tem montado o sistema de arquivos? Será que a otimização do
> sistema de arquivos no kernel não leva em conta as vantagens do SSD, e
> com o tempo a organização fica favorável ao modo de funcionamento dos
> HDs?
>
> Organize testes e faça um bug report. POde não ser problema do SSD.

vc é muito engraçado ! mas entendeu nada

dei algumas dicas o que vc pode ou não usar e/ou reproduzir no SEU
ambiente para tirar as SUAS conclusões

> Tentou usar como sync, async e softupdate para ver o que acontece  em
> cada um dos casos?

tanto faz de novo, o ambiente de SEUS testes é você quem define, quando
você compara dois resultados a única coisa que importa é que ambos os
testes forma executados no mesmo ambiente

quando não ressaltam especificações assume-se que foram usados os
padrões, no caso de FreeBSD isso é UFS2,RW,SU

> Faça um relatório organizado, metódico, pois isto pode ser MUITO importante,
> e até ser apresentável em congressos.

obrigado pela dica, depois te dou para tirar o seu PHD :)

--

João Martins Eng. Resp. Suporte Técnico

Construimos Wireless Networks desde '97
Serviços para ISP desde '93