[FUG-BR] (OFF) Interligar Vlan do Switch e Vlan do Servidor

Marcelo Gondim gondim em bsdinfo.com.br
Quarta Abril 25 08:39:00 BRT 2012

Em 24/04/2012 16:33, joao jamaicabsd escreveu:
> Até aí tá tranquilo, a questão agora é o tal de trunk, eu devo colocar
> somente 1 portar em trunk? E qual a funcionalidade da TAG Vlan? Vou
> precisar utilizá-la para fazer essa topologia de VLAN?
>
> Obrigado.

João explica o que você pretende fazer. :)

Existem 2 tipos de vlan. A vlan usando a especificação 802.1q onde você
define as portas que farão parte de uma vlan através de um vlan id e o
equipamento que será ligado nessa porta precisa também falar 802.1q e
especificar a vlan id definida no switch pra poder falar com as portas
dessa vlan. Essas tags tem à ver com isso e tem a vlan por porta que
cada vez mais fica difícil encontrar um equipamento que possua, pois
independe da especificação 802.1q [1], simplesmente você diz fisicamente
que porta faz parte de qual vlan e pronto.
Nós aqui temos switches que fazem os 2 tipos, agora depende de onde vai
usar e pra qual finalidade.
Explica melhor aí pra gente.  :)

[1] http://pt.wikipedia.org/wiki/IEEE_802.1Q