[FUG-BR] Erro no boot zpool

nervoso nervoso em unixarea.com.br
Domingo Agosto 5 10:49:51 BRT 2012

Em Sáb, 2012-08-04 às 13:47 -0300, joao jamaicabsd escreveu:

> Ops, foi mal, vc é um descendente então dele, rsss.
> Qual o sentido de fazer isso?

Nao... mas ja ouvi falar que o cara era bom...

mas eu do minhas "cacetadas"  na area de computacao...
o meu "moto" é o seguinte:  se o BSD nao faz, nao pode ser feito...
pronto...

Voltando ao teu sistema....
parece que v. usa mbr sim... como particao de boot e um zfs para montar
o root...
Eu fiz um disco de "live+install"  que instala tudo de uma vez.. e so
faz 3 perguntas...
é um CD (280Mb)... serve para recuperar coisas....
http://gate1.k1.com.br/Downloads/cdimage-90amd64-08.iso
login=root, senha=1234
ele te joga no prompt, com o BSD montado na memoria...

A partir dai usando os comandos:
sysctl kern.disks     => mostra os discos
disklabel /dev/xxxxxx =>  mostra as particoes  do disco
zpool import =>  mostra os pools
v. consegue importar o pool, e re-gravar o arquivo zpool.cache
que aparentemente está corrompido...

No CD tem um comando=initsetup
este comando, monta o CD e dispara um menu....

CUIDADO com as opcoes do menu, pois ele pode:
ZERAR todo o disco
INSTALAR O BSD NO DISCO
INICIAR UMA VPN para meus servidores (quando o cara esta dentro de um
firewall...)

TUDO ISSO SEM PERGUNTAR coisa alguma.
O CD é para quem sabe o que esta fazendo....