[FUG-BR] jail com vimage carregando no boot

Antonio Modesto modesto em isimples.com.br
Sexta Agosto 10 08:47:17 BRT 2012

Fala Gondim,

Tambem andei testando aqui, estou utilizando o arquivo /etc/jail.conf, foi
a maneira mais fácil que tinha achado, só que não existe flag no rc.conf
pra você especificar um arquivo de configuração pra jail ao invés de ficar
colocando tudo lá, segue um exemplo:

teste {
    name = "teste";
    host.hostname = "teste.localdomain.net";
    path = "/jails/teste";
    vnet;
    vnet.interface = "epair0b";
    allow.raw_sockets;
    allow.mount;
    allow.mount.devfs;
    exec.prestart = "ifconfig epair0 create up";
    exec.prestart += "ifconfig bridge0 addm epair0a";
    exec.prestart += "mount -t devfs devfs ${path}/dev";
    exec.start = "/bin/sh /etc/rc.d/netif start";
    exec.start += "/bin/sh /etc/rc";
    exec.stop = "/bin/sh /etc/rc.shutdown";
    exec.poststop = "ifconfig bridge0 deletem epair0a";
    exec.poststop += "ifconfig epair0a destroy";
    exec.poststop += "umount ${path}/dev";
}

Pra criar é só rodar:

# jail -c teste

Pra parar:

# jail -r teste

Até mais.

Em 9 de agosto de 2012 19:25, Marcelo Gondim <gondim em bsdinfo.com.br>escreveu:

> Pessoal,
>
> Como muitos aqui sabem o vimage é a virtualização da interface de rede
> nas jails, sendo que carregar a jail usando o vimage e subir os serviços
> dentro da jail é um pouco ruim e ainda não é contemplado pelo script
> /etc/rc.d/jail. Achei umas coisas na Internet e montei um artigo que
> espero que seja útil pra alguém.  :)
>

> http://www.bsdinfo.com.br/2012/08/09/jail-com-vimage-carregando-automaticamente-no-boot/
>
> A única coisa estranha que encontrei foram os panics sempre que eu dava
> [...]

Atenciosamente,
*
Antônio Modesto

Gerente de TI*

Praça Getúlio Vargas, 77 – Sala 308 – Centro

Santo Antônio do Monte – MG – CEP: 35560-000
Tel:(37) 3281-2800

Contato: isimples em isimples.com.br
http://www.isimples.com.br

Aviso:Esta mensagem e quaisquer arquivos em anexo podem conter informações
confidenciais e/ou

privilegiadas. Se você não for o destinatário ou a pessoa autorizada a
receber esta mensagem, por favor, não

leia, copie, repasse, imprima, guarde, nem tome qualquer ação baseada
nessas informações. Notifique o

remetente imediatamente por e-mail e apague a mensagem permanentemente.
Atenção: embora a Isimples

Telecom, tome seus cuidados para garantir a ausência de vírus neste e-mail,
a empresa não se responsabiliza

por quaisquer perdas ou danos decorrentes do uso da mensagem e seus anexos.
A segurança e ausência de

erros na transmissão do e-mail não podem ser garantidas, já que as
informações podem ser interceptadas,

corrompidas, perdidas, destruídas, atrasadas, chegarem incompletas, ou,
ainda, conter vírus. Recomendamos

checar se o e-mail e seus anexos contém vírus, uma vez que nem a Isimples
Telecom ou o remetente se

responsabilizam pela transmissão destes.