[FUG-BR] FreeNAS ou NAS4Free

Lucas Dias lucasmcz em gmail.com
Sexta Agosto 10 16:19:58 BRT 2012

Olá Senhores

Eduardo

Não usei, mas já vi na digamos que em produção, VMWare ESXi com FreeNAS. O
carinha me falou que está super feliz e economizou alguns reais, pois não
precisou comprar um STORAGE de grife para tal necessidade dele.

FreeNAS é o FreeBSD pronto para trabalhar como storage.

Edinilson

Vale lembrar que o NanoBSD[1] é o FreeBSD para aplicações embarcadas. Como
o FreeNAS é dedicado a ser uma Plataforma OpenSource de Storeage, cai como
uma luva o NanoBSD. Informações em

Em [2], temos a seguinte informação:

FreeNAS™ 8 is based on FreeBSD 8.x, and will update and keep current with
the FreeBSD project.

Confirmando que eles usam FreeBSD.

No Site do NAS4Free também informa que é baseado em FreeBSD e que é um Fork
do FreeNAS 7.

Não sei lhe informar o porque do Fork. Normalmente somam-se forças quando a
ideia é ter um produto final semelhante. O Legal é que todos são FreeBSD.

Não sei te informar qual está mais maduro, mas o FreeNAS está a mais tempo
no mercado.

Meus 0,05 de contribuição =)

[1] http://www.freebsd.org/doc/en_US.ISO8859-1/articles/nanobsd/index.html
[2]http://www.freenas.org/features