[FUG-BR] [Off-topic] VPN atrás de modem ADSL

Alex alexbbastos em gmail.com
Sábado Agosto 11 18:27:41 BRT 2012

Boa noite.

Tenho um FreeBSD e outras máquinas dentro da minha rede local usando a
Internet via NAT, atrás de um modem ADSL roteado (IP dinâmico).

Minha dúvida é: Qual é a melhor (ou mais simples) forma de fazer uma VPN
entre esse FreeBSD e outra máquina externa (Ex: meu notebook ou outra) que
estiver em outra rede qualquer?
O que eu preciso na verdade é acessar via navegador o webserver que roda
nesse FreeBSD como se estivesse dentro da minha intranet, assim como
acessá-lo via ssh, da mesma forma que faço quando estou na minha LAN.
Não pretendo usar DDNS.

Não encontrei muita coisa sobre VPN com esse tipo de ambiente, atrás de
ADSL + NAT no modem.

Qualquer sugestão será muito bem-vinda.

Alex