[FUG-BR] Ainda sobre monitoramento - Pandora FMS - opiniões

Edinilson - ATINET edinilson em atinet.com.br
Terça Agosto 21 13:56:50 BRT 2012

----- Original Message -----
From: "fknet" <ffkammer at conchalnet.com.br>
To: ""Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)""
<freebsd at fug.com.br>
Sent: Tuesday, August 21, 2012 12:38 PM

Boa tarde pessoal,
Gostei muito da discussão sobre o Zabbix no tópico levantado por mim.
Agora gostaria de saber a opinião dos colegas sobre o Pandora FMS.
Minhas necessidades são as seguintes:
- Monitoramento de rádios, switchs e roteadores via ping: preciso saber
apenas se estão no ar ou não;
-SIM;

- Monitoramento do tráfego de alguns links via snmp;
-SIM. Alem de trafego, LATENCIA;

- Monitoramento de alguns servidores que rodam FreeBSD;
-SIM! Ativando o snmp no Freebsd;

- Preciso de alertas via e-mail/sms/sinal de fumaça/etc... brincadeiras
a parte, preciso do máximo de avisos possíveis para agilizar a
identificação do problema.
-SIM;

- Montagem do mapa de minha rede, indicando quais equipamentos estão
conectados entre si, com qual tipo de link, etc. Pra quem conhece o The
Dude da Mikrotik, gostaria de poder criar um mapa visual como ele faz,
hoje temos o hábito de deixar este mapa visível em um monitor na sala de
suporte com todos equipamento, assim temos um alerta visual caso algum
equipamento caia.
-SIM;

- E uma coisa importantíssima para mim, preciso ter a possibilidade de
cadastrar dependência dos equipamentos para evitiar um número muito
grande de emails/sms de avisos de falha. Por exemplo, se um determinado
roteador falhar onde existam outros 20 equipamentos dependentes deste
roteador para estarem no ar, não preciso que o sistema me envie 21
emails avisando que todos equipamentos estão DOWN, apenas me avise que o
RoteadorX está fora do ar, logo sabemos que os demais estarão fora, pois
conhecemos a rede.
-no Pandora há 2 formas de se fazer isto:
1o) Usando Correlation;
2o) Usando o Cascade Protection.

- Facilidade na configuração inicial e também no cadastramento de novos
equipamentos a serem monitorados, não posso ter um sistema, por mais
recursos que ele tenha, que exija grande tempo de configuração e
manutenção, afinal somos uma empresa pequena e mão de obra é algo muito
caro para nós.
-o Pandora nem se compara com um Zabbix...é muito facil de configurar.

Edinilson