[FUG-BR] [OFF] Ferramentas para gerar tráfego

Lucas Dias lucasmcz em gmail.com
Quarta Agosto 29 17:18:11 BRT 2012

Em 29 de agosto de 2012 16:31, Joao Rocha Braga Filho
<goffredo em gmail.com>escreveu:

> [...]

Olá Senhores,

Acredito que etendi errado a necessidade do amigo Alexandre.
Estou precisando atender uma demanda, que dimensione um hardware para
oferecer um serviço de firewall com mais algumas coisas relacionadas...
dentre as coisas que preciso mensurar, são

Quantidade de Conexões concorrentes
Quantidade de Novas sessões/segundo
Throughput de Firewall
Throughput de IPSec

Entre outros...

Os amigos ajudaram no que se refere a medir vazão de link, throughput
independente do que seja. Quando ao hping, ele pode ser uma boa.

Entendi isso, até porque estou passando por isso. Sinto que depois dessa,
vou trabalhar no INMETRO hehehe

Se fosse FreeBSD, seria mais fácil, mas é solução black box e usando as
ferramentas que ela mesmo oferece =/

O que aprendi foi que FreeBSD com ipfw custa 2KB por sessão UDP/ICMP, 4KB
TCP/SCTP. Isso pode ajudar a te dar pelo menos um norte no dimensionamento
de hardware para a tua necessidade.

http://www.bhack.com.br/talks/Patrick/BHACK1.pdf

Espero ter ajudado.
--