[FUG-BR] Conversão de discos MBR para GPT

Francisco Cardoso fricardo em bsd.com.br
Quinta Agosto 30 21:29:55 BRT 2012

Em 27 de agosto de 2012 21:41, Paulo Henrique - BSDs Brasil
<paulo.rddck em bsd.com.br> escreveu:
> Saudações,
> Estou instalando um servidor com discos de 3Tbytes, porem cometi um erro
> durante a instalação que só observe agora anoite, instalei o sistema
> sobre estrutura MBR ao GPT, inutilizando 700Gbytes praticamente do disco.
> Verifiquei que o gdisk ( ferramenta GNU ) tem capacidade de conversão do
> disco de MBT para GPT, no caso do FreeBSD em especifico, o gpart tem
> esse suporte ( ainda não li a man page ) ou tem que utilizar de algum
> artifio para ter os 700Gbytes de volta para uso.
> [...]

Prezado Paulo:

Não sei se você já resolveu o problema, mas o software que você
precisa mesmo é o gpart. Você usa o "gpart create -s GPT geom/device",
onde geom/device é da0, por exemplo, para mudar o disco pra GPT. Você
pode ainda particionar o disco usando o mesmo gpart. Um bom hands on é
pegar uma documentação daquelas que ensina como instalar o FreeBSD
usando o modo fixit e seguir a parte de particioamento de disco para
aprender o básico sobre a ferramenta.

--

Francisco Ricardo