[FUG-BR] Utilização de SWAP no FreeBSD 64bits proxy squid

Saul Figueiredo saulfelipecf em gmail.com
Quinta Fevereiro 2 10:04:00 BRST 2012

Olá a todos,

Essa é minha primeira participação na lista, espero poder contribuir
muito com essa comunidade, mais com soluções do que com problemas
espero.

Tenho alguns servidores proxy onde trabalho, todos FreeBSD. Observei
que todas as maquinas estavam rodando o FreeBSD 8.2 i386 (versão
32bits) e que uma delas, uma maquina Dell, tinha um processador que da
suporte a sistemas 64bits.

Eu estava tendo alguns problemas de memoria com a máquina,  cerca de 6
mil usuários utilizam aquela maquina como proxy (a carga é balanceada
entre os 3), e as vezes o squid simplesmente reiniciava do nada.
Pesquisei um pouco e vi que meu problema era memoria: Eu utilizo um
CacheMem 3072 MB e a maquina reconhecia 3254 MB de RAM, O sistema
rodava apertado com pouco menos de 200MB de RAM e quando a carga do
servdor subia, derrubava o squid e o inicializava novamente.

Percebi que era ora de atualizar a memoria deste servidor. Enquanto as
memorias eram emcomendadas na dell (+4GB) , peguei este servidor e
instalei um FreeBSD 8.2 só que 64 Bits, ao fim da instalação, a
maquina reconheceu os 4GB de RAM.

Vejam a configuração atual:

proxy4# muse -m
kvm_open: kvm_nlist: No such file or directory
kvm_open: kvm_nlist: No such file or directory
Active:     2840.688 MB
Inactive:    341.574 MB
Wired:       542.820 MB
Reserved:      5.324 MB
Cache:       111.945 MB
Kernel:        0.133 MB
Interrupt:     0.008 MB
Buffer:      417.938 MB

Total:      3939.402 MB
Free:        101.762 MB

Swap:      8192MB

proxy4# sysctl -a | egrep -i 'hw.machine|hw.model|hw.ncpu'
hw.machine: amd64
hw.model: Intel(R) Xeon(R) CPU            5130  @ 2.00GHz
hw.ncpu: 4
hw.machine_arch: amd64

proxy4# uname -a
FreeBSD proxy4 8.2-RELEASE FreeBSD 8.2-RELEASE #0: Thu Feb 17 02:41:51
UTC 2011     root em mason.cse.buffalo.edu:/usr/obj/usr/src/sys/GENERIC
amd64

Agora continuo usando 3072 MB de CacheMem para o squid, e sobra um
pouco mais de memoria para o sisetma em sí utilizar.

Porem venho notado algumas coisas, que achei bem estranho:

1 - Quando faço alguma alteração no squid, e dou um squid -k
reconfigure demora cerca de 3 a 4 minutos para o squid compilar e
voltar a navegar, o que não acontecia quando eu tinha a versão 32
bits;

2 - A Utilização da SWAP passa a ser frequente agora. Antes no FreeBSD
32bits, mesmo com falta de memoria, ele não usava sequer 100MB de
swap, já hoje, ele utiliza mais de 50% da partição de swap e olha que
eu tenho 8192MB de Swap.
Vejam no link da imagem a baixo o como fica o meu HTOP:
http://illuminaticorp.org/Util_swap.jpg

Isso é normal ?

--

"Deve-se aprender sempre, até mesmo com um inimigo."
(Isaac Newton)

Atenciosamente,
Saul Figueiredo
Analista FreeBSD/Linux
Linux Professional Institute Certification Level 1
Linux Professional Institute Certification Level 2