[FUG-BR] dump + SUJ

Marcel Bonnet marcelbonnet em gmail.com
Sexta Fevereiro 3 08:43:37 BRST 2012

Eu não ativei SUJ, mas usei uma thread do stable em freebsd para levantar
essa questão,uma vez que eu também estava acompanhando a discussão
para o mesmo problema:
um cara disse ter 11 servidores. Disse que desativou o SUJ e vem
usando o dump com a flag -L há dias sem problemas. Ele não reativou o
SUJ, por sinal.

A recomendação foi:

Entrar no sistema em single user mode:

# tunefs -j disable /<mountpoint>
For each volume that journaling was enabled for.
As a side note remove the .sujournal file in the base of each volume
afterwards as it just takes up space.

Cleyton, não vou te dizer "tenta aí", porque vocẽ já é gato
escaldado... mas qualquer coisa, dá um boot com o cd do 9, escolha a
opção do live cd e pega um dump sem a flag -L das partições, já que
estarão todas desmontadas. Joga pra um hd externo e depois volta pro
sistema, tira o SUJ e vê no que dá. Na pior você poderá recuperar tudo
de novo com o live cd. Analise se vale a pena correr o risco e se sua
máquina pode ficar parada caso necessário.
[]s