[FUG-BR] Permissoes do SAMBa smb.conf

Antônio Pessoa atnpessoa em gmail.com
Quinta Fevereiro 9 14:43:43 BRST 2012

2012/2/9 Daniel <daniel2099 em r7.com>:
> Obrigado a todos pela ajuda,as dicas foram super importantes pro meu
> crescimento.
>
> Resolvi meu problema da seguinte forma:
>
> Para arquivos:
>
> find . -type f -exec chmod 777 {} \;
>
> Para diretorios:
>
> find . -type f -exec chmod 777 {} \;
>

> Tentei usar esse aqui: "find /home/dados/grupos -type d -print0 | xargs
> -0 chmod 0770" mais não entendi, qual significado do "-print0 | xargs"
>
> abraço a todos

O "-print" envia os resultados da busca para um pipe ("|") com uma
nova linha ao final do caminho completo para o arquivo, você precisa
usar o "-print0" para que não seja enviada a quebra de linha. O "-0"
no "xargs" prepara o comando para receber os argumentos neste formato.

Mas o importante é você conseguir fazer do seu jeito e compreender o
porquê do problema. Seria mais interessante você definir as permissões
de forma mais restrita, ao invés de dar permissão total para todos,
isso pode comprometer a segurança dos arquivos dos grupos. Quando
definir as permissões com o "chmod", use o "0" na frente das
permissões usuais "770" ou "660" (exemplo, "0770" e "0660"), isso
retira o sticky bit dos diretórios e arquivos, respectivamente.

Reveja seu cenário com cuidado e defina as permissões de acordo, pois
tenha certeza que grupos que não podem ser acessados por outros
usuários vão ser acessados se não forem bloqueados.

--
Atenciosamente,

Antônio Pessoa