[FUG-BR] Rotina de Backup

Carlos Eduardo G. Carvalho (Cartola) cartoleba em gmail.com
Quinta Fevereiro 9 17:36:26 BRST 2012

Eu costumo usar o rsync dentro de scripts shell. Faço isso pra manter em
casa backup de meus sites/sistemas que ficam em servidor remoto. Em casa
(hoje não trabalho mais com isso) também uso rsync, mas também tar, pra
passar o backup para HDs externos. Em algumas pastas uso rsync e em outras
tar meio que em função do perfil de cada uma.

Botei online meus scripts. São 2, um para arquivos e outro para banco de
dados, no qual uso expect para fazer um ssh para o servidor remoto, gerar
os dumps do mysql, compactá-los. Depois puxo os dumps e em seguida outro
ssh para apagar os arquivos.

http://cartola.org/arquivos/backup_arquivos_remotos-ex.sh
http://cartola.org/arquivos/backup_dados_bd_remoto-ex.sh

Já usei o bácula há muitos anos atrás. É algo mais estruturado e elaborado.
Vai depender do que você prefere.

Abs!

Carlos E G Carvalho (Cartola)
http://cartola.org/360