[FUG-BR] Help com IPFW

Márcio Elias marcioelias em gmail.com
Quarta Fevereiro 22 23:01:58 BRST 2012

Buenas colegas da lista, estava muito distante do mundo do FreeBSD
ultimamente, e agora me deparei com um trabalho no qual preciso implementar
uma espécie de Captive Portal (customizado) usando FreeBSD, de ante mão
informo que não tenho interesse em PF, pois nao conheco nada, e tempo eh
complicado, IPFW que estou enferrujado já eh problema...

O que preciso eh o seguinte, tenho uma regra no meu firewall que direciona
todas as conexoes com a internet para o servidor web local, onde uma página
para login do usuario eh apresentada, ateh ai blz, uma fez efetuado o login
com sucesso, preciso inserir uma regra antes dessa regra de
redirecionamento que pule para uma regra de redirecionamento que aparece
depois dela, usado o skipto, funciona, porem somente usando somente o IP,
se colocar o MAC na regra tambem, apesar de as regras terem seus contadores
incrementados, alguns pacotes passam direto e caem na regra de
redirecionamento, o que faz com que a página de login seja novamente
exibida para o usuário. Segue abaixo as regras que estou usando:

regras usando MAC nao estao 100%

${fwcmd} add skipto 20000 log logamount 100 ip from any to ${myself} MAC
00:25:56:94:62:5F any
${fwcmd} add skipto 20000 log logamount 100 ip from ${myself} to any MAC
any 00:25:56:94:62:5F

*obs: neste caso myself representa o meu IP, estou testando o servidor na
minha rede domestica...

a mesma sintaxe de regras sem o MAC (essa funciona 100%)

${fwcmd} add skipto 20000 log logamount 100 ip from any to ${myself}
${fwcmd} add skipto 20000 log logamount 100 ip from ${myself} to any
Alguem sabe me dizer a diferenca entre essas regras com e sem MAC, e como
fazer para contornar esse problema...?

--
Att.