[FUG-BR] Clonar HD de servidor em produção

ricardo.ferreira em sotechdatacenter.com.br ricardo.ferreira em sotechdatacenter.com.br
Sábado Fevereiro 25 23:59:19 BRST 2012

> Olá,
>
> segue o melhor exemplo que encontrei para essa situação:
>
> http://www.wmdicas.com.br/?dica=3161
>
> abraços,
>
> Lucas.

Faço deste jeito usando o velho pax

Se o disco for SCSI... Caso contrario ad ou wd.....

Copio os labels do disco original...
#disklabel sd<unidade de disco original>  > disklabel.sd<disco adicional>

Inicializo o disco adicional...
#fdisk -i sd<disco adicional>

Aplico os labels do disco original no disco que recebe o clone....
#disklabel -R -r sd<disco adicional> disklabel.sd<adicional>

#Inicializo os labels....
#newfs /dev/sd<disco adicinal><label#1>
#newfs /dev/sd<disco adicinal><label#n>

Apos acabar o newfs....
mount /dev/sd<disco adicional><label#1> /sd1

cd /

e ai...

pax -r -w -p e -v .profile bin boot bsd bsd.original dev dvd etc home
mnt root sbin sd0 sys tmp usr var stand altroot /sd1/

Qdo acabar vc tem um disco clonado 100%... e pode ate testar e dar boot
por ele...

É bom para vc ter discos de sistema ( bgp, firewall, squid,... etc) ready
to run em caso de panes sérias... que vc precisa do serviço de volta logo
e nãoquer instalar, atualizar, compilar.... etc etc....

--
Cordialmente,

Ricardo Ferreira
Sotech - Soluções Tecnológicas
Sotech Soluções Tecnologicas
Rua da Alfazema, 761, 1o. andar - 102/103
41820-710 - Caminho das Árvores - Salvador-BA - Brasil
Tel Comercial: 55 71 3472.9400 / Cel Comercial: 55 71 9138.4630

Email: ricardo.ferreira em Sotechdatacenter.com.br
www.sotechdatacenter.com.br

Esta mensagem é dirigida apenas ao seu destinatário e pode conter
informações confidenciais, não passíveis de divulgação nos termos da
legislação em vigor. Caso tenha recebido esta mensagem por engano,
solicitamos notificar a Sotech Soluções Tecnológicas e excluí-la de sua
caixa postal.

This message, including its attachments, may contain confidential
information. If you have improperly received this message, please delete
it from your system and notify immediately the sender. Any form of
utilization, reproduction, forward, alteration, distribution and/or
disclosure of this content in whole or in part, without the prior written
authorization of the sender, is strictly prohibited. Thanks for your
cooperation.