[FUG-BR] Ipfw - Natd, de novo !!!

Adiel de Lima Ribeiro adiel.netadmin em gmail.com
Quinta Janeiro 12 14:32:20 BRST 2012

Não sei se é uma boa idéia, mas vou migrar pro PF, vou ter que aprender
as regras, mas tudo bem, ele me parece melhor que o IPFW.
O que vocês tem a me dizer ?

-----Original Message-----
From: Lucas Dias <lucasmcz em gmail.com>
To: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)
<freebsd em fug.com.br>
Subject: Re: [FUG-BR] Ipfw - Natd, de novo !!!
Date: Thu, 12 Jan 2012 13:06:35 -0300

Adiel

Então você deve estar esquecendo de algum detalhe.
Reveja o que os colegas Marcelo Gondim e Luiz Gustavo falaram.

Se for possível, e resolver seu problema, usa o pf, pois ele é cheio de
recursos interessantes para NAT.
Agora, se for questão de honra colocar pra funcionar o NAT com o IPFW,
reveja com calma as regras e as ordens das mesmas

Vale ressaltar que nat from any to any não é muito legal...
entendo any, como 0.0.0.0/0, eu acredito que você quer fazer nat sua rede,
algo como 192.168.10.0/24.

Seja um pouco mais seletivo na criação das regras.

Os Scripts do Patrick e a apostila do treinamento (que lembra a história do
livro horrivel hehehe) estão com muito conteúdo que vão lhe ajudar.

Abraços e espero ter ajudado...

# flames > /dev/null (by irado, o furioso com tudo)
RIP Irado

--
       Adiel de Lima Ribeiro
http://www.facebook.com/sembr.dyndns.info