[FUG-BR] Resolvido! ZFS não dá boot

Paulo Olivier Cavalcanti procavalcanti em gmail.com
Terça Janeiro 31 23:14:30 BRST 2012

Pessoal, consegui resolver! O motivo foi... bem, até agora não sei ao
certo. Tenho duas explicações: a curta e a longa.

A curta: usei a solução do amigo Luiz Gustavo -- baixei o mfsbsd e rodei o
script zfsinstall que vem com ele. Funcionou muito bem!

A longa: mesmo usando o script zfsinstall aparecia uma mensagem dizendo
"gpart error: ad0: invalid argument". Eu já tinha visto essa mensagem
durante a instalação passo-a-passo, e eu resolvia criando uma partição mbr
tipo 165 com o fdisk e reiniciando o computador. Pois bem,dessa vez eu
resolvi fazer outra abordagem e fui ao diretório /dev. Lá dentro reparei
que existia um dispositivo "ada0" que nunca tinha visto antes. Intrigado,
experimentei rodar o script neste dispositivo e... voilà! O ZFS foi
instalado e está rodando numa boa.

Agora vamos as dúvidas... o que é e como apareceu esse dispositivo ada0?
Por que com o ad0 não foi e com ele sim?

O chato de scripts prontos é que você não tem como saber onde errou... eu
não sei se digitei algo errado no passo-a-passo ou se foi algo que fiz no
ad0... confuso! Eu não sei qual solução recomendar a quem passar pela
mesma situação.

Em todo caso, muito obrigado aos que me ajudaram!

http://about.me/paulocavalcanti