[FUG-BR] qmail

Segunda Julho 2 00:49:43 BRT 2012

Experimente o qmail com o patch qmail-spamcontrol(na página da FUG tem
um tutorial receita de bolo que ensina a instalar usando os ports).

Fazendo do jeito que está lá, e ativando as proteções do
qmail-spamcontrol[1], seu sistema será robusto e terá proteções antispam
para a grande maioria dos casos.

Você pode também instalar um segundo servidor, usando proxies antispam
gratuitos(baseados em ferramentas como spamassain, MailScanner) ou
pagos(trendmicro, mcafee, etc), divindo a carga e fazendo um controle
mais fino de vírus SPAM.

O problema que vejo com relação a "features" novas que o cliente pede é
o seguinte:

Seja lá qual MTA for usado, ele foi feito para ser serviço de email, não
filtro de conteúdo. Aí o cliente começa a querer coisa demais, por
exemplo, fulano em dominio.com pode enviar 3 emails a cada dia, pode enviar
.XLS mas não .DOC. diretor em dominio.com pode enviar tudo,
zezinho em dominio2.com pode enviar 10 emails por hora, mas não pode .XLS
mas pode .PPT.
Emails de comercial em dominio3.com serão auditados e armazenados durante
45 dias, vendas em dominio4.com serão auditados mas salvos durante 10 dias
só....
  Aí começa o drama, faz patch ali, cria scriptzinho PHP/PERL pro qmail,
cria policyd pro postfix.
Para estes casos, tem soluções comerciais muito boas, que vendem como
máquinas virtuais ou appliances.

Seria a mesma coisa que querer que um NAT faça o serviço do
SQUID/SQUIDGUARD...

Quanto a usar qmail, postfix, exim, sendmail, exchange, lotus, etc,
defina o que você sabe trabalhar e o que a equipe de TI que vai
administrar o servidor também domina e faça a instalação.

[1] http://www.fehcom.de/qmail/spamcontrol.html