[FUG-BR] Servidor com load altíssimo

Marcelo Gondim gondim em bsdinfo.com.br
Quinta Julho 5 23:14:10 BRT 2012

Olá pessoal,

Primeiramente... socorroooo! hahahahah
Gostaria de ouvir e discutir com vocês, um problema que estou tendo.

Cenário anterior:
Servidor 2x Quad Xeon com 8Gb de ram e 2 discos SATA II 500Mb em raid 0
Sistema Debian 6.0 amd64
Filesystem: ext4
Site em PHP + MySQL com 26.000 acessos diários em média.
Consumo de link de 20Mbps com transferência mensal de +/- 5Tb.

O site funcionava bem com o load às vezes um pouco alto mas estava
funcionando.
Resolvemos mudar para o seguinte hardware:

Servidor 2x Hexa Xeon com 24Gb de ram e 4 discos SAS 147Gb de 15k rpm em
raid 0
Sistema FreeBSD 9.0-STABLE amd64
Filesystem: ZFS em todo os sistema e no swap.
Coloquei o site e o mysql. Procurei usar as mesmas configurações do
Apache, PHP e MySQL

Quando liberamos o acesso ao site, simplesmente ficou inacessível, o
load do servidor ficava entre 40 e 200 numa máquina com 24 núcleos.
MySQL chegava à ficar com 200% de uso.
Fiz umas optimizações no kernel e no ZFS conforme alguns tutos.
Realmente já não sei onde procurar rsrsr o pior é que o mesmo sistema
estava rodando em um Debian, em uma máquina inferior e melhor do que
está agora.
Se alguém tiver algumas idéias sou todo ouvidos. :) Se alguém tiver uma
idéia de loader.conf e sysctl.conf é só dizer.

Grande abraço à todos.