[FUG-BR] Servior DNS por traz do NAT

Sábado Julho 7 15:07:46 BRT 2012

2012/7/7 Helizonaldo . <helizonaldo at hotmail.com>:

> [...]
> O nat ta rodando bem, redirecionando a porta 80 sem problemamas a porta 53 do NAT nao funciona,  ele nao resolve os nomes de DNS
> o que fiz foi o sequinte:
> natd.conf----------------------------------------------------dynamic yessame_ports yesuse_sockets yeslog yes
> redirect_port tcp 192.168.1.2:80 200.200.200.1:80
> redirect_port udp 192.168.1.2:53 200.200.200.1:53----------------------------------------------------
>
> mas nao funciona, alguém ja implementou alguma coisa parecida?

Estou com um palpite que o problema pode não ser de NAT, e sim de
DNS.

O Servidor Windows tem duas identidades, uma na rede local, com o
seu IP local, que ele sabe, e a outra com o IP com que ele é visto no
mundo externo, que ele não sabe. Se ele não levar em conta a origem
da requisição de DNS para informar o IP conforme o requerente possa
acessá-lo, ele nunca será acessado, ou só o será por um dos lados.

Eu colocaria o servidor DNS no FreeBSD. Que se dane o windows para
isto. Não confio mesmo nele. Nas configurações de DNS colocaria duas
views, uma para o lado de dentro, com os IPs conforme os usuários
internos perceberiam eles, e outra para o resto, que atenderá o mundo
externo, e terá os IPs como o mundo de fora verá o servidor.

João Rocha.