[FUG-BR] GPT restaurada, bootloader não encherga partição raiz

Cleyton Agapito cragapito em gmail.com
Domingo Julho 8 22:24:28 BRT 2012

Em 8 de julho de 2012 16:19, Cleyton Agapito <cragapito em gmail.com> escreveu:

> Ah, completando, o backup da tabela de partição (que fica no final do
> disco), os arquivos loaders e o /boot.
>
> Grato.

Apaguei a partição ada0p2 com o gpart, coloquei novamente onde estava
(índice 2 começando de 2048 a 2097152 como estava antes), formatei e
recoloquei o backup em cima, remarquei com a flag bootme e ... nada.

Engraçado é o seguinte, interrompendo o bootstrap percebi que o boot2
que tem essa carinha (esse trecho eu copiei do arch-handbook porque
não consigo copiar nada sem o kernel, hehe, então o disco que aparece
lá não é bem esse):

FreeBSD/i386 BOOT
Default: 1:ad(1,a)/boot/loader
boot:

está carregando e enxergando tudo dentro do ada0p2, se eu fizer
boot/loader dentro ele ele carrega beleza e pára aqui:

BTX loader 1.0 BTX version is 1.01
BIOS drive A: is disk0
BIOS drive C: is disk1
BIOS 639kB/64512kB available memory
FreeBSD/i386 bootstrap loader, Revision 0.8
Console internal video/keyboard
(jkh em bento.freebsd.org, Mon Nov 20 11:41:23 GMT 2000)

(O email que aparece é o meu, esse aqui de cima eu peguei de exemplo
no arch-handbook)

Ai começa o terror, o loader não enxerga a ada0p2, que pra ele seria
disk0p2: e assim não dá pra fazer mais nada. Eu formatei uma partição
normal no outro disco (com partição MBR) e recuperei o backup lá, aí
eu consigo fazer:

set currdev=disk1s2a:
boot

e entrar no sistema provisoriamente.

Alguma ideia? Não sei mais o que fazer...

Grato.