[FUG-BR] freebsd x aix ibm

Marcelo Mendonça mmurrer em gmail.com
Segunda Julho 9 20:54:46 BRT 2012

2012/7/9 Cleiton Alves <cleitondebian em gmail.com>

> faço analise de s.o , não mexo com aplicações e afins  , a unica tool que
> uso para analise é o nmon , mais ja sei que posso instalar ele no freebsd
> ,.eu quiz dizer uma versão semelhante a comandos , a teoria de lpar e
> afins.

Cleiton,
você não vai conseguir "emular" um AIX por uma série de motivos, entre eles
2 fundamentalmente incompativeis com a sua idéia:
1 - Ele não roda em arquitetura x86, somente em arquiteturas fechadas da IBM
2 - Ele não é distribuido livremente
Além disso, muitas das ferramentas e utilitarios de linha de comando do AIX
não são GNU ou similares, são versões da própria IBM que tendem a não ser
disponíveis abertamente.
Quanto à "teoria de lpar", não se trata só de uma teoria, mas de uma
implementação de hardware e software, que não é facilmente "emulada" por se
tratar de uma arquitetura de mainframe rigorosamente diferente do IBM PC.
Quais parametros do SO você deseja analisar? Imagino que seja algo
academico ou interesse pessoal pelo "não mexo com aplicações e afins".
Explique melhor que talvez eu possa lhe ajudar.

--
*-*