[FUG-BR] [fug-br] mercado de trabalho - duvidas

Sexta Julho 13 20:46:58 BRT 2012

Em 13/07/2012, às 18:58, Edson Brandi escreveu:

> [...]
> especializados no sistema e não existem sysadmins especializados (no
> volume necessário) porque são poucas as empresas que usam FreeBSD".
>
> É um problema difícil de resolver :\
>
> Ao longos dos últimos anos sempre que eu abro uma vaga para
> contratação, de cada 100 currículos que eu recebo, 1 candidato já
> ouviu falar de FreeBSD, e de cada 10 que já ouviram falar, 1 tem
> conhecimento necessário para administrar o sistema. :\
>
> Quando vc precisa montar uma equipe com 30 sysadms, é completamente
> inviável escolher um sistema que vai exigir que você entreviste 30.000

Já somos mais de 40, contando por baixo, profissionais certificados BSDA. Acho que da pra montar uma equipe boa ;-)

Alguns orgãos da infra brasileiro tem excelentes equipes de FreeBSD, essas pessoas estão na lista então se quiser se expõe.

O que eu vejo é um pouco diferente, vejo que continua como sempre foi, a empresa que procura FreeBSD procura quando Linux não corresponde mais a expectativa. Linux é bom, demora pra não corresponder, e quando chega esse momento, a hora "missão crítica" vai pro FreeBSD.

No entanto, sobre a oferta de profissionais, os caras bom em FreeBSD, por natureza, são bons em Linux, e em outros sistemas baseados em Unix. Ou seja essas profissionais em linhas gerais não estão a disposiçõa, não estão no mercado em oferta, estão empregados, com bons (as vezes ótimos) salários e é difícil tirar eles de onde estão.

Muitas vezes é mais barato formar o cara em casa, só que leva tempo e ele pontencialmente vai bater asas pra fora, aqui mesmo na empresa periodicamente isso acontece, quando o cara ta bom, por motivo X Y ou Z ele acaba saindo. As vezes pessoal, as vezes uma oportunidade melhor, as vezes simplesmente quer trocar de área e prefere gerência e consegue ter uma boa visão de decisões gerenciais trabalhando um tempo nessa pancadaria que é aqui na FBSDBR.

Ou seja nem todos profissionais no mercado, de Linux, tem potencial pra FreeBSD. Mas todos de FreeBSD fazem o que for com Linux com as mãos nas costas. Quantos grandes nomes aqui da lista mesmo, sem usar a FreeBSD Brasil de referencia, dominam FreeBSD, e hoje trabalham com Linux? O leque é amplo!

No Canadá o cara ser certificado BSDA é fator diferencial para uma oportunidade disponível em Linux, só essa semana foram 5 ofertas num estúdio de Hollywood pra Linux que tinham "BSDA" como desejável. Já um cara que tem LPI1, LPI2 é no máximo melhor que não ter nada, pra uma vaga de FreeBSD, mas em geral não é tão relevante...

Pra piorar o problema, vejo que estamos com um mercado onde as novas gerações, com todo respeito, são uma porcaria :( Tanto FreeBSD quanto Linux. Onde estão os novos gênios de kernel? Onde estão os meninos cheios de espinha no rosto que hackeiam loucamente, seja Linux ou BSD? Não que não existam mais, mas a quantidade é muito menor.

Isso é por causa da formação, aqui em Minas se o cara não vier da UFMG não sabe C ou só sabe o básico (pra passar na matéria), no Rio se não for da COPPE malemá sabe o que significa K&R na prática (ok o cidadão sabe a teoria mas olha as amostras x, y z de codigo e me diz qual é K&R?).

Eu já dei aula na USP Ribeirão Preto, na UNESP, aqui em BH na PUC, FUMEC, em santos na Católica de Santos, e em linhas gerais, algumas mais do que outras, todos (ok estou erroneamente generalizando, mas pelo volume) querem apenas uma coisa: o diploma.

O mercado de trabalho especialmente no Brasil ta complicado, os caras "mais ou menos" estão todos empregados e custam caro. Os caras "bons" ou estão MUITO BEM empregados, ou tem vínculos com o buraco X Y Z no interior do interior do estado AB e lá... paga-se pouco por natureza, ou tem problemas psicológicos que tornam a convivência e instabilidade emocional complicadas de trabalhar - ehhauhuaa não to zoando, cara bom de BSD/C/Linux tem desses problemas, e como tem, aqui em BH mesmo tem 2 caras que eu ADORARIA poder contratar, são muito bons, mas simplesmente não conseguem se relacionar sequer com uma equipe, que dirá com clientes, além de perderem o foco, sei la o cérebro dos caras passeiam por muitos buracos negros... ponteiro de memória apontando pra Lua, não sei qual o overflow ou mem leak q sofrem :-(

Já tem outros em BH mesmo, como sei la o Renato Frederick pra citar 1 q todos conhecem na lista e ja trabalhou com a gente, que simplesmente são excelentes profissionais em praticamente todos os quesitos, mas estão bem empregados, dificil tirar de onde estão e trazer pra uma equipe sem comprometer demais o custo total do time, sem custar o que custa meu gerente de suporte por exemplo. Complicado, e os caras novos entrando no mercado estão entrando num mercado muito CARENTE.

Todo ano se formam centenas de profissionais, que "se formam" sem terem qualquer formação de fato. Vem pro mercado totalmente crus, desinteressados, e levam tempo e $$ pra aprenderem de fato.

Voltando ao FreeBSD. Sempre foi um sistema de Nicho, sempre foi um mercado de Nicho.

A infra-estrutura crítica da Internet roda em FreeBSD. Todos sabem disso, toda semana tem algum fato a mais no site da www.fug.com.br, motivos pra defender FreeBSD, motivos para argumentar, evangelizar, não faltam. Apesar de nem todos fazerem isso hehehe, outro sinal q estamos com pouco gas de gente nova, ninguém mais tem paciencia de explicar sequer, o que significa dizer que o Netflix roda sob FreeBSD... que dirá falar "do que ninguém vê", quantos aqui sabem o que é o IXP de Ashburn na Virginia, LAX ou WU Seattle e qual sua importância? O cara que souber a resposta certamente não está "solto" no mercado. Ou se enquadra num dos perfis que mencionei acima. O que me chateia, vou dizer de novo. Sei de gente que poderia estar no mercado, poderia estar comigo aqui (meu sonho) ou numa posição de gestão top top mas ta la no buraco do buraco do interior dum lugar onde ainda se usa Cobol e no final de semana a diversão é ir ver o canavial pegando fogo, vinculos loucos de familia, afetivos, etc, que não deixam o cara ir pra frente.

Mas o fato principal é que o profissional BSD se destaca no mercado, em um número muito, muito maior de oportunidades. Por natureza ou um fator Darwinista, simplesmente. Ou seja minha sugestão é que invistam, estudem, se certifiquem (ok odeio dizer isso mas é outro fato, o mercado acredita mais no seu título do que nos anos de experiencia q vc diz ter, ou as vezes a experiencia n contada em anos mas em "broncas" resolvidas...). Ainda que você não for trabalhar com FreeBSD, sua formação em BSD vai ajudar no mercado.

E pros novos, cara, olha esse Boom de Objective-C, desenvolvimento iPhone/iPad, olha quanto esta pagando a hora de freelancer desses caras, ou um projeto de médio porte. Porque são valorizados? Porque estão em falta... e porque estão em falta se é a linguagem da moda? Pq pra aprender tem que ter tido alguma base em C, C++, e se não em .Net, VB, nem Java é suficiente de fato. Se voce manja muito de Windows, vai ter muitas oportunidades (poucas boas, mas muitas), se investiu em Linux e um pouco em Windows vai ter ainda mais oportunidade, e se manja de BSD vai acumular todas essas oportunidades no mercado.

Esse ano a FreeBSD Brasil faz 10 anos. Somos a única de todo o mundo dedicada apenas em FreeBSD. As vezes olho pra trás e penso: isso é um ato heróico. Ai olho pros meus clientes, empresas, governos, agências espaciais, defesa, e penso que todos que precisam de FreeBSD, precisam de fato, usam de forma estratégia em missão crítica. Com exceção lógico de provedores de Internet (ISP, WISP) de forma geral, os demais usam porque precisam, e quando querem garantia buscam um contrato conosco.

Ou seja falta de "alguém quem culpar" não é motivo. Todos sabem que se quiser tem a FreeBSD Brasil pra "contratar e depois responsabilizar" hehehe as vezes isso até acontece fora do escopo, tipo cliente nivel 1 cobrando atenção de um nível 3, sem se atentar ao que diz o SLA e SLS do Contrato, mas seja como for pra jogar pedra, estamos há 10 anos ai. Pra ajudar e resolver as broncas grandes que ninguém ve e a equipe no máximo receber um "obrigado" (que quer dizer "não fez mais que a obrigação") estamos ai também! :-)

Então por quê não usar FreeBSD? Porque quem usa tem que estar "num nível acima"?

Simples: porque custa caro.

E não estou dizendo que custa caro, financeiramente (ou financeiramente apenas), a formação humana também é cara. Deveria ser de Linux também mas a oferta existente prostitui um pouco esse mercado e diminui o custo geral.

Agora o curioso é que FreeBSD só custa caro, quando não se calcula o TCO.

Mas quem disse que o gestor brasileiro sabe calcular TCO? ROI? Só sabem o que significa.

Se soubessem calcular TCO não teria tanto VMWare no Brasil (mais que nos EUA, porporcionalmente) e teríamos mais  Parallels Server hehehe.

Se soubesse calcular TCO não subiriam VPN, NAT com soluções caixa-preta de mercado.

Só pra se ter ideia do TCO, se hoje o número de clientes que temos (mesmo número) fosse de Linux ao invés de FreeBSD teríamos um volume de chamado de suporte tão grande que precisaríamos dobrar, no mínimo, a equipe de suporte. Sobrar a equipe é dobrar custos, com mesmo número de clientes... é dobrar custos mantendo a mesma arrecadação. Não teríamos 10 anos de FreeBSD Brasil assim, o custo de RH seria proibitivo. Por isso tanta empresa similar, em Linux, ou fecha ou diversifica seu mercado. E não é só aqui. Tenho um cliente, grande (enorme) empresa com pontos em quase todas as capitais, com uma versão customizada do FreeBSD "pra atender o que eles precisam", e fora nosso suporte, essa empresa tem uma equipe de 2 pessoas... 2, pra diagnosticar e resolver problemas Brasil afora. Os outros são "peões" que instalam e dão comandos repetitivos seguindo o que manda um desses 2 da equipe.

Em outros casos temos provedores inteiros com 1 única pessoa técnica, o restante é service desk q faz diagnóstico de ping.

Um caso bem curioso, uma Televisão a cabo muito conhecida, que usa FreeBSD em toda sua infra, de roteador BGP a File Server samba armazenando produção de comerciais e vinhetas que vão pro ar. Do servidor de e-mail a concentrador VPN... tudo FreeBSD, gerenciado por 1 única pessoa. A coisa é tão séria, o TCO é tão bom que essa empresa cancelou o contrato com a FreeBSD Brasil pq não usava :-( ehuahuahua foram 12 meses com 3 chamados de suporte apenas...

Isso sim é TCO. E um gestor desse pra não ficar na mão quando "o cara" sair, basta por um trainee na cola do cidadão pra aprender tudo que ele faz, ou pagar um curso FreeBSD SSA pro cara ter noção caso o outro seja daqueles que não gostam muito de explicar/ensinar.

Até a formação, o treinamento, em FreeBSD, tem um custo hora/aula inferior a qualquer treinamento de sistemas proprietários. E a certificação? 75 dólares, qual exame de cert tem esse custo? Nenhum! FreeBSD a formação tem melhor custo, o suporte tem melhor custo, a certificação tem melhor custo, o sistema da menos problema, e então porquê não são tantos gestores que optam por FreeBSD ou profissionais que se dispõe a aprender? É um contra-senso né? Que culmina no que eu falei, acaba tornando a oferta menor e no cuto direto, mais caro um profissional BSD do que outro... mas é mais caro o RH e ainda assim tem um TCO melhor?

Outro contra-senso? Claro que não, você paga o recurso humano, não a licença, a aquisição ou o chamado de trouble ticket. É o TCO mas que não diz nada no Brasil a não ser uma sigla "da moda" que todo gestor sabe o que significa mas ignora como aplicar/calcular de verdade.

A coisa é tão feia que o Brasil é o único país onde a Microsoft conseguiu sucesso na campanha de marketing que vendia que o TCO de Linux é maior (portanto pior, pro gestor desatento) que de Windows hehehe que dirá de BSD nesse marketing hehehe. Isso sim é absurdo...

Mas tudo bem, afinal, estamos num país onde é o FORNECEDOR quem faz, vende e executa o projeto de segurança. Estamos num país onde é o FORNECEDOR quem escreve o termo de referência do edital.

Seja na esfera pública ou privada, nossos gestores vão comprar o que o Gartner mandar, o que colocar no quadrante mágico. Falar com eles sobre Netflix, Apple, sei la o que mais (WhatsApp?) com pequenas equipes enxutas que com FreeBSD levam o TCO pras alturas e o ROI pra baixo? Sinceramente, olha essa minha frase, "FreeBSD melhora seu TCO enquanto diminui o ROI" cara no Brasil isso virou tão "clique" substituindo FreeBSD pelo produto que for, que nego até joga "Bullshit Bingo", só falta falar de stackholder, sponsors etc, isso falando de Cisco, Microsoft, XYZ, se por FreeBSD n frase nego infarta de rir. Mas sequer se dá ao trabalho de pensar ou procurar saber quantas são as pessoas por trás das grandes operações FreeBSD, e quão grande são as grandes operações FreeBSD.

Alguém sabe quantas pessoas mantém a infra-estrutura inteira da NYI Datapipe ou Pair Networks? Sim essas que periodicamente são "top" em disponibilidade e confiabilidade no ranking mensal da Netcraoft. Quantas pessoas são? Uma dica, no caso da NYI só hoje "toda a equipe" passou o dia de papo pro ar na lista NYC-BUG (A "FUG" deles, em NY). Pois é... da pra contar em 1 mão. E mantém a NYI de pé... up and running, como poucos. Do BGP a maquina ao DNS slave numero 5 (aquele q se cair ninguem nota).

Na Apple sabe de quantas pessoas é a equipe que o Scott Forstall coordena no desenvolvimento do iOS? Segundo o site 9to5mac são 12 pessoas. E o time que o jkh em freebsd.org coordena? Segundo o mesmo site, são 8 pessoas incluindo o Jordan.

Sabe quantos Android Kernel Developers a aliança de (sei la, 40?) empresas tem que bancar pro Android evoluir? Só no Google I/O 2012 foram 34 developers presentes. Estou falando do sistema ok? nada de App... 34, fora as "ausências oficialmente notadas" como se pode acompanhar nos videos do youtube.

34 vs 12 kernel developers? Isso é TCO!

Não que pras margens de lucro da Apple pagar 12 ou 120 faria grande diferença... mas antes do lucro começar tem todo o R&D e esse é o TCO comparado apenas em recurso humano.

Mas vai explicar isso pra um CIO tupiniquim... especialmente aqueles (a maioria) que gerenciam empresas onde a T.I. é o negócio meio, não o negócio fim. Pra essas empresas a T.I. é de qualquer forma um fardo, um peso. Então o gestor tá acostumado em ter seu budget alto, vai pagar a caixa preta que for, usando um artigo qualquer do Gartner como justificativa pra sua decisão.

Enfim, FreeBSD, é pro "crème de la crème", seja pra organização, pro gestor ou pro profissional.

Não é pra qualquer um... lógico isso tem o lado bom (bons profissionais BSD nunca estão fora do mercado ou rodam seu proprio provedor/negocio) e o lado ruim (a empresa fica com receio, o gestor mais ainda).

Steve Jobs costumava dizer quando a Apple era pequena, "pequenos? nós temos o marketshare da mercedes benz, o que há de mau em ser a mercedez benz da tecnologia?".

Pois bem, parafraseando o falecido, o FreeBSD é o Bugatti Veyron da tecnologia meus amigos.

É mais rápido, mais estável, mais confiável e tem a manutenção mais barata que Ferrari ou Lamborghini. Mas ainda assim quem pode ter um dos 3, prefere Ferrari ou Lambo :P

E continuam ai, pagando mais caro e comendo poeira...

Caramba que e-mail grande hein? Nem eu leria hehehe