[FUG-BR] Migrando o mysql para um novo server

Leonardo Augusto lalinden em gmail.com
Quinta Julho 19 21:34:11 BRT 2012

Ola,

Aproveitando a thread sobre o problema do mysql com 4000 conexoes para
o site de torrents,
estou migrando um servidor para uma nova estrutura, atualmente esta
num 7.2 com 8G de ram,
vou migrar para um dual hex core 2 ghz com 32G de ram, 1333 mhz, freebsd 9/64

As opcoes viaveis do datacenter me dispoe do seguinte esquema de
discos, os quais giram no mesmo preco praticamente.

SATA 3 - RAID 1 com dois discos de 3 TB

SATA 2 - RAID 10 com 4 discos de 500GB  (os discos todos nao sao de
10k ou mais ok, sao os simples)

SATA 2 - RAID 5 com 3 discos de 750GB

Pelo que tenho lido, a melhor opcao seria o raid 10, mesmo o sata 3
sendo mais rapido e em raid 1, teoricamente o raid 10 seria mais
rapido para read/writes correto ?

Nessa maquina vai rodar mysql e memcache :)

Outra coisa que tenho que resolver é a redundancia desse mysql, que
pelo que li tenho duas opcoes,

1) dual master com o id da pkey par num e impar noutro e um sendo
slave do outro, ficariam duas maquinas em cluster(meia boca).

2) um master(write/read) e um slave(ou mais depois, so read). A
questao é que se der xabu no meu master, eu facilmente faco o sistema
trabalhar com o slave. a questao é que depois que reativar o master,
eu consigo atualizar tudo que ocorreu no slave, ou vou ter que deixar
o slave
como master, ou entao parar tudo para passar o que esta no slave para
o novo master e entao reativar um slave :)

Opinioes pitacos palpites, todos bem vindos.

[]´s