[FUG-BR] - Gentoo FreeBSD

Marcelo Gondim gondim em bsdinfo.com.br
Sábado Julho 21 02:25:08 BRT 2012

Em 20/07/2012 22:08, Antônio Pessoa escreveu:

> Errado, isso não é um simples fork, é um forkenstein.
Concordo com o Antônio.  :)  Eles estão tentando fazer um FreeBSD
modificando ports para usar o portage, init scritps e outras coisas.
Eles querem usar kernel e userland do FreeBSD. Já o Debian quer usar
apenas o kernel do FreeBSD com a userland do Linux.
Usei o Gentoo Linux por muitos anos, sempre achei o portage fantástico e
acredito que cairia muito bem no FreeBSD mas teria que ser algo muito
bem bolado e que não afetasse muito o projeto com mudanças radicais. O
que sempre matou o Gentoo ao meu ver é que é uma distribuição rolling
release onde sempre está entrando coisas novas na árvore e aí quando
você se depara com uma atualização pra uma versão muito mais recente de
um pacote onde as confs mudaram absurdamente, você fica louco. Não dá
pra você usar um sistema desses em produção. Opinião pessoal minha.
Basta dar o exemplo de quando o sistema te obriga por segurança à ter
que trocar o gcc. Nossa mãe que tem que recompilar tudo e com uma grande
chance de dar pau em algum pacote porque ele vai atualizar para os
pacotes mais novos. Não é estável como recompilar todos os pacotes no
FreeBSD. Faço sem medo mas com certo cuidado, lógico, um portmaster -a
-f no FreeBSD e tudo vai tranquilo, tirando as vezes um ou outro pacote
de mudou de lugar mas isso se tira de letra depois de um tempo. rsrsrsr

É como se você saísse de um PHP 5.3 e fosse para um PHP 6 da vida onde
tudo mudaria drasticamente.
Tirando isso sempre gostei do portage. Não sei se tudo que disse já foi
revisto e melhorado pelo projeto Gentoo. Se agora está diferente fico
contente.  :)