[FUG-BR] Migrando o mysql para um novo server

Leonardo Augusto lalinden em gmail.com
Segunda Julho 23 13:55:59 BRT 2012

2012/7/23 Denis Granato <denisgranato em gmail.com>:
> Leonardo,
>
> Estava seguindo o passo a passo abaixo para mudar o meu 9.0 RELEASE para
> STABLE
>
> ## install freebsd 9.0-release -> 9.0-stable
>
> # cd /usr/ports/devel/subversion
> # make install
>
> # svn co svn://svn.freebsd.org/base/stable/9 /usr/src
>
> # svn up /usr/src
>
> # svn info /usr/src
>

> # mergemaster -p
>
> # cd /usr/src/
> # make buildworld  (# make -j3 buildworld for dualcore+1)
>

> # make buildkernel   (KERNCONF=YOURKERNEL)
> [...]

Entao Denis,
fiz o seguinte, passo a passo:

1) coloca isso no /etc/make.conf, no meu caso, se nao colocar o ?= na
cpu ali no inicio nao compilava.

CPUTYPE?=nocona
MASTER_SITE_OVERRIDE?="http://mirrors.service.softlayer.com/freebsd/distfiles/${DIST_SUBDIR}/"

CFLAGS=         -O2 -pipe -fno-strict-aliasing
COPTFLAGS=      -O2 -pipe -funroll-loops -ffast-math -fno-strict-aliasing

OPTIMIZED_CFLAGS=       YES
BUILD_OPTIMIZED=        YES
WITH_CPUFLAGS=          YES
WITHOUT_DEBUG=          YES
WITH_OPTIMIZED_CFLAGS=  YES
NO_PROFILE=             YES
BUILD_STATIC=           YES

WITHOUT_X11=yes
NO_X=yes

2) criar um arquivo supfile para baixar os fontes, cria um sup_sys por
exemplo com o seguinte:

*default host=cvsup8.FreeBSD.org
*default base=/var/db
*default prefix=/usr
*default release=cvs tag=RELENG_9
*default delete use-rel-suffix
*default compress
src-all

3) baixa os fontes com o comando:

csup -g -L 2 sup_sys (o arquivo criado antes ali)

4) vai no /usr/src:

# limpar qualquer lixo que possa ficar a atrapalhar o build
chflags -R noschg /usr/obj/usr
rm -rf /usr/obj/usr
make cleandir

# faz um backup do /etc por seguranca, cp /rf /etc /home/blabla/etc

# tuning basico do kernel

vai em /usr/src/sys/amd64/conf
copia o GENERIC para GENERIC_CLEAN
edita o GENERIC_CLEAN e remove os devives que teu hardware nao usa,
som, fireware, as placa isa, etc, esses lixo tudo
cria um KERNEL01  (ou o nome que tu quiser, vai usar esse nome depois
la no make buildkernel KERNCONF=<esse nome> )

# o conteudo desse KERNEL01 seria o que segue:

include GENERIC_CLEAN   # inclui o GENERIC clean la editado
ident KERNEL01

#---------------------------------------------
maxusers        384
options SMP

#options         IPFIREWALL
#options         IPFIREWALL_VERBOSE
#options         IPFIREWALL_VERBOSE_LIMIT=10
#options         IPFIREWALL_FORWARD
#options         IPFIREWALL_DEFAULT_TO_ACCEPT
#options         DEVICE_POLLING
#options         HZ=1000

device pf
device pflog
device pfsync

options         ALTQ
options         ALTQ_CBQ        # Class Bases Queuing (CBQ)
options         ALTQ_RED        # Random Early Detection (RED)
options         ALTQ_RIO        # RED In/Out
options         ALTQ_HFSC       # Hierarchical Packet Scheduler (HFSC)
options         ALTQ_PRIQ       # Priority Queuing (PRIQ)
options         ALTQ_NOPCC      # Required for SMP build

device          crypto
options         IPSEC                   #IP security
options         IPSEC_DEBUG             #debug for IP security
#--------------------------------------------

## fim do arquivo ##

- coloque a opcoes de kernel que vc quiser, eu usei o PF e o IPSEC
- com esse arquivo de kernel customizado pronto, é so iniciar o processo

# taca pau na bagaça, hehe

make -j12 buildworld    # o -j é para o numero de processos, se tiver
bastate cpu pode alterar pra mais ou menos
make buildkernel KERNCONF=<nome do seu kernel>  (KERNEL01 no meu caso)
make installkernel KERNCONF=<nome do seu kernel>
mergemaster -Pp  # aqui fui dando "i" pra tudo
make installworld
mergemaster -FPi  # aqui dei "i" pra tudo tambem, so no final que
atente para dar ok nas perguntas de RECRIACAO das bases de senhas de
varias coisas

# depois disso, edita o /etc/ssh/sshd_config e ve se perdeu alguma
configuracao sua original, senao nao entra mais no ssh depois
# recria a senha do root pra mesma so pra garantir, passwd root
# roda isso aqui cap_mkdb /etc/login.conf
(http://www.bsdinfo.com.br/2012/07/16/novo-padrao-de-senha-sha512-no-freebsd-9-1/)

shutdown -r now

Após o reboot para mim pelo menos, logou e estava tudo certo,
9.1-PRERELEASE FreeBSD 9.1-PRERELEASE

Boa sorte,

Leonardo